Discursos sobre sustentabilidade prevalecem em assinaturas de parcerias entre Mogi com a Fundação Florestal e o ICLEI
Os dois eventos foram realizados no auditório da prefeitura e reforçam o compromisso da Administração Municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável/ Foto: Divulgação
INTS – O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi firmou na quinta-feira, 10, termo de cooperação técnica com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e o termo de filiação ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Os dois eventos foram realizados no auditório da prefeitura e reforçam o compromisso da Administração Municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

“Pautamos a construção do município para colocar a palavra sustentabilidade em prática, queremos que a nossa cidade se desenvolva economicamente e socialmente de forma equilibrada, respeitando o meio ambiente e os entornos verdes, que são essenciais neste processo”, disse o prefeito Caio Cunha, ao lado da secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira.

Os vereadores Mauro Mitsuro Yokoyama, o Mauro do Salão; Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos; Fernanda Moreno e Jonhross Jones Lima participaram do evento.

Michele destacou a importância das parcerias com a Fundação Florestal e o ICLEI, acrescentando que será desenvolvido um trabalho conjunto e integrado com a prefeitura.

A secretária ressaltou dois pontos importantes em relação aos termos de cooperação e filiação.

“A iniciativa de buscar a adesão ao ICLEI foi do prefeito Caio Cunha. A assinatura dos dois termos propicia a potencialização das nossas relações institucionais e consequentemente o trabalho da Secretaria frente às políticas públicas ambientais. Isso contribuirá muito para uma atuação ampla e qualificada em todo o município de Mogi das Cruzes”, observou Michele, acrescentando que o próximo passo será o agendamento de reuniões de trabalho com as duas instituições, primeiro em separado e depois conjuntamente.

A coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil, Ana Wernke, comentou a importância da parceria.

“O ICLEI pode apoiar em todos os diagnósticos e planejamentos para as ações relacionadas a pauta de sustentabilidade, mas é a decisão do gestor que efetiva a implementação dessas ações nos territórios, a adesão ao ICLEI é o início de uma trilha muito importante para a cidade de Mogi das Cruzes rumo ao desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou.

O secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, também esteve na solenidade desta quinta-feira.

Fundação Florestal 

A Fundação Florestal foi representada no evento pelo diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Ligada à Secretaria Estadual de Infreatrutura e Meio Ambiente, a entidade promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

A assinatura do termo de cooperação com Mogi das Cruzes abrangerá a gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Várzea do Tietê e da Serra do Itapeti, além da Reserva Ecológica do Itapeti).