Campanha Tudo novo

A prefeitura de Itaquá informou na tarde desta sexta-feira, 14, que na segunda-feira, 17, será iniciada a vacinação contra Covid-19, com doses da Pfizer, em crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência.

A imunização acontecerá nos postos de saúde do Centro, Recanto Mônica, Piratininga e Marengo, das 10h às 16h.

A partir de terça, 18, será das 8h às 16h. É obrigatório o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, levar a carteira de vacinação da criança, comprovante de endereço e comprovação da comorbidade. Vale relatório médico, receita médica ou exames que comprovem a condição de risco.

A criança deve estar com os pais/responsáveis ou levar o termo de assentimento preenchido e assinado, que vai estar disponível nas unidades.

“Chegou a vez da criançada. Em breve todas estarão imunizadas e, junto com a dose de reforço, conseguiremos diminuir cada vez mais as internações e óbitos”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

“Estamos felizes com essa liberação e com a possibilidade de proteger nossos pequenos para que as aulas possam retornar com força total”, acrescentou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Em Ferraz, a Secretaria de Saúde irá reativar o polo de vacinação da Igreja Nossa Senhora da Paz para imunização exclusiva das crianças entre 5 e 11 contra a Covid-19.

A estrutura de atendimento inicia os serviços nesta segunda-feira, 17, e atenderá das 8 às 16 horas durante a semana (segunda a sexta-feira).

Nesta primeira etapa será contemplado o grupo de crianças com comorbidades e deficiência (PCD).

A cidade irá receber um lote do imunizante Pfizer com 1.120 doses e seguirá as determinações do Plano Estadual de Imunização (PEI) que prevê o grupo prioritário inicialmente.

Neste caso, será requisitado relatório médico ou receita médica (que tenha até 6 meses de validade).

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, pede que os pais já se preparem para levar os filhos e garantir a imunização deste público que, até o momento, segue desprotegido contra a Covid-19.

“Nós optamos por utilizar o polo da igreja e assim não expor as crianças aos pacientes que procuram as nossas unidades de saúde. Também é preciso que os pais providenciem a documentação dos filhos”.

Além de Ferraz e Itaquá, é certo que outras cidades do Alto Tietê também vão começar a vacinação das crianças nesta segunda-feira.

Depois de toda a demora do Ministério da Saúde para começar a vacinação dos adultos em 2021 e de uma demora desnecessária para iniciar a imunização das crianças, a confirmação da data para o começo da vacinação de nossas crianças é uma grande notícia.