Convenções definem os times que vão disputar as prefeituras e Câmaras. Que comece o jogo sem caneladas nos adversários ou bola nas costas dos eleitores
Nesta reportagem do Oi destaca as principais candidaturas definidas neste final de semana/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

Dezenas de convenções partidárias realizadas neste final de semana em praticamente todas as cidades do Alto Tietê definiram a maioria das parcerias (times) que disputará as prefeituras e as Câmaras Municipais (candidatos a prefeito e a vice, mais as chapas de vereadores).

Alguns poucos partidos ainda terão convenções durante essa semana. Chama a atenção o caso do Avante em Suzano que nesta terça-feira, 15, deverá promover duas convenções para confirmar se o partido terá ou não candidato na disputa pela prefeitura da cidade.

Nesta reportagem do Oi destaca as principais candidaturas definidas neste final de semana (algumas foram oficializadas ainda no início deste mês) nas maiores cidades da região.

SUZANO 

No sábado, no Salão Social da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, o PL confirmou o nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi para concorrer à reeleição tendo como vice Walmir Pinto (PDT) que já é o atual vice-prefeito.

Também foram oficializadas as candidaturas dos cerca de 210 pré-candidatos que vão concorrer às cadeiras na Câmara Municipal.

Participaram da convenção a presidente do PL Suzano, Larissa Ashiuchi; o vice-presidente estadual do PL, José Renato da Silva; e o representante da deputada federal Katia Sastre, o coronel Felício Kamiyama.

Os presidentes de partido Rogério Oliveira (PSB), Mauro Vaz (PDT), Robinson Guedes (Republicanos), Claudinei Galo (PTB), Paulo Alves (PSC) e Gerson Mamede Rodrigues (Podemos), bem como os vereadores Joaquim Rosa (PL); Gerice Lione (PL); Marcos Antônio dos Santos, o Maizena (PTB); Max Eleno Benedito, o Max do Futebol (Podemos); José Carlos de Souza Nascimento, o Zé Pirueiro (PTB); e José Silva de Oliveira, o Zé Lagoa (PDT), também estiveram presente.

Também no sábado, a União Democrática de Suzano confirmou ao Jornal Oi sobre a realização de uma convenção conjunta dos três partidos que integram a União Democrática:

“Realizamos na manhã de hoje a convenção dos 3 partidos da UDS – DEM, PSD e MDB!! Confirmando nome do candidato majoritário Jorginho Romanos (DEM) e dos candidatos a vereador!! A posição de Vice será definida até 16/09”.

Representantes dos três partidos e o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) participaram da convenção.

Menos de 10 pessoas participaram da convenção dos três partidos. O PT de Suzano também realizou convenção que confirmou o ex-vereador Derli Dourado com candidato à Prefeitura.

Na convenção os petistas confirmaram a coligação majoritária com Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o nome do professor Luciano Castilho – indicado pelo PSOL – como candidato a vice-prefeito.

O PSL também fez a sua convenção (faz uns 10 dias) e confirmou o nome do ex-presidente da Câmara, Israel Lacerda para concorrer à prefeitura da cidade.

O seu vice será o policial Eduardo Andrade Santos do Patriotas. Nas próximas horas deverá ocorrer a confirmação da participação ou não de Lisandro Frederico pelo Avante na eleição deste ano.

Outros candidatos que tenham confirmado participação na eleição deste ano em Suzano poderão se manifestar nas próximas horas.

MOGI DAS CRUZES

Em Mogi das Cruzes as principais chapas que vão concorrer à eleição deste ano foram confirmadas antes de estourar um escândalo na Câmara de vereadores, com a prisão de vários vereadores e empresários que estariam envolvidos na compra de projetos e mudanças no Plano Diretor da cidade.

Ainda não é possível avaliar o quanto a prisão de vereadores que estavam faz muito tempo no Legislativo poderá influenciar de forma positiva ou negativa os principiais candidatos que estão na disputa.

O atual prefeito Marcus Melo (PSDB) irá concorrer para a reeleição tendo como vice, o vereador presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL) que ocupa a vaga do atual vice, Juliano Abe.

O vereador Caio Cunha (Podemos) vai concorrer pela primeira vez ao cargo de prefeito e terá como vice a professora   Priscila Yamagami.

O também vereador Rodrigo Valverde (PT) também concorrerá para a prefeitura da cidade, tendo como vice Waldir Fernandes (PSOL) ao cargo de vice-prefeito, que já foi candidato ao cargo de vereador pela mesma legenda.

Nas próximas horas ou pré-candidatos (candidatos) como é o caso do advogado Frederico Costa (PDT) poderão confirmar seus vices.

POÁ

Conforme reportagens já destacadas pelo Oi, neste final de semana que passou o PL confirmou (por meio de convenção partidária) que o atual prefeito Gian Lopes concorrerá à reeleição tendo como vice, o atual vice-prefeito, Marquinhos Indaiá.

O vereador Saulo Souza foi oficializado candidato a prefeito de Poá na manhã do último sábado, durante convenção do Avante, com a proposta de fazer uma nova política, sem regalias, sem privilégios, com geração de oportunidade e cuidado com as pessoas.

O evento realizado na Câmara também foi oficialmente apresentada a candidatura a vice-prefeito do professor Marcelo Faria Paiva, formando uma chapa pura do partido para a eleição municipal.

Jornalistas de Poá informaram ao Oi que a candidata escolhida pelo ex-prefeito Testinha, a sua esposa Marcia Bin, já teria feito a convenção confirmando a candidatura de Marcia Bin pelo PSDB, tendo o ex-secretário de Governo e parente de Testinha, Geraldo Oliveira, como o vice da chapa.

O partido Solidariedade também está sendo controlado por Testinha, segundo as informações obtidas pelo Oi.

Nesta segunda-feira e terça-feira aconteceriam as convenções do Cidadania e do PSC. PV e Patriota deverão fazer suas convenções em Poá na reta final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções, que o dia 16 deste mês.

Outros partidos que promoverão convenções nas próximas horas poderão informar os resultados ao Jornal Oi.

ARUJÁ, FERRAZ E OUTRAS CIDADES

Em Arujá, o Dr. Camargo (PSD) também teve sua candidatura confirmada pelo partido, tendo como vice uma liderança política do Podemos.

Na semana passada, o vereador do PT, Renato Caroba teve a sua candidatura confirmada pelo partido.

A grande dúvida o caso de Arujá, onde o Dr. Camargo pode ser considerado o favorito (neste inicio de campanha) é a situação do pré-candidato pelo PSDB,  Leandro Larini. Em Ferraz, as candidatas Priscila Gambale (PSD) e Dra. Elaine (PSB) tiveram suas candidaturas confirmadas no final de semana.

O candidato Dr. Rafú (PL) também teve sua candidatura confirmada pelo partido, tendo como vice a advogada Juliane Galo (PSDB).

Em Biritiba Mirim o ex-prefeito Carlos Alberto Taino, o Inho, teve sua candidatura confirmada neste final de semana.

Ocorreu em Biritiba uma convenção conjunta de vários partidos (PL, PSDB, PRÓS, PSB e AVANTE) oficializaram os pré-candidatos a vereadores. Adriana Rufo foi confirmada como vice de Inho.

“Nossa gratidão pelo apoio de todo o grupo e pela presença dos prefeitos Rodrigo Ashiuchi de Suzano, Vanderlon de Salesópolis, além do deputado estadual André do Prado e deputado federal Marcio Alvino, que fortaleceram ainda mais seu compromisso com a nossa cidade”.

O atual prefeito Walter Tajiri vai tentar a reeleição na cidade.

“Hoje, tenho a honra de apresentar nossa pré-candidata a vice-prefeita, Cátia Vieira. Uma pessoa batalhadora e que acima de tudo quer o melhor para o nosso município. Cátia Vieira já atuou como assessora parlamentar e durante atuação no município trabalhou nas áreas de Assistência Social e Educação. Em minha gestão, esteve na Secretaria Municipal de Saúde, no cargo de diretora. Juntos vamos lutar para que Biritiba Mirim continue diariamente se desenvolvendo e levando o melhor para a nossa população. Tenho certeza que  Cátia Vieira trará bons frutos para nosso trabalho”.

Em Santa Isabel, a prefeita Fábia Porto vai ser candidata a reeleição.

“Hoje foi o dia do Lançamento da nossa pré-candidatura, dia lindo que certamente marcou a vida de quem esteve presente! Mais uma vez, muito obrigada a todos que marcaram presença e fizeram desse dia ainda mais especial. Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos nos cumprimentar o tanto que gostaríamos, mas ainda que em um formato Drive-in, o carinho e respeito que vocês passaram foi surpreendente! GRATIDÃO”.

Em Salesópolis o prefeito Vanderlon Gomes conversou rapidamente com a reportagem do Jornal Oi nesta segunda-feira. Ele explicou que a vice para a reeleição será Jane do Marcelo do Quico.

“Neste domingo 13 de setembro de 2020, realizamos nossa convenção do PL com apoio dos partidos PSD, Avante, Republicanos e PT. Junto com a primeira-dama Luciana, o deputado Federal Márcio Alvino, Deputado Estadual André do Prado, do Prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi, agradecemos o apoio e a presença todos que estiveram conosco nesta manhã de domingo prestigiando nossa convenção”.

Em Itaquá a candidata Adriana do Hospital (PL) já teve seu nome confirmado pelo partido, sendo que nas próximas horas os candidatos Heroilma Lins e Eduardo Boigues poderão revelar detalhes das convenções de seus partidos.

Em Guararema, a assessoria do PL, poderá confirmar nas próximas horas detalhes da convenção para confirmação do arquiteto José Luiz Eroles Freire para a eleição ao cargo de prefeito, tendo como vice o vereador Odvane Rodrigues.

Neste final de semana aconteceu em Guararema à convenção que confirmou o nome de Natália Americano como candidata do partido à prefeitura.