Conexão para quem precisa; Wi-fi gratuito é sinônimo de desenvolvimento e qualidade de vida
Neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o protagonismo da internet ganhou um novo patamar, apresentando grande relevância social, sobretudo comercial/ Foto: Divulgação
Centerpex Cinemas Suzano Shopping

O advento da internet representou importantes mudanças para a sociedade. Há pouco mais de 30 anos no Brasil, inicialmente restrita a interesses científicos em grandes universidades, hoje a internet é um elemento essencial em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia.

A partir do contato virtual, a integração e compartilhamento de conteúdo, as distâncias foram reduzidas, as minorias puderam ampliar sua voz e as empresas ganharam cada vez mais liberdade e autonomia.

Neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o protagonismo da internet ganhou um novo patamar, apresentando grande relevância social, sobretudo comercial.

Apesar disso, sabemos que para muitos o acesso ainda é restrito ou inexistente, sendo a democratização da internet ainda um grande desafio para o país que sofre com a exclusão digital.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), quase 30% dos lares brasileiros ainda não têm acesso à tecnologia.

Por isso a oferta de pontos de conectividade gratuita é tão importante. Em Suzano, o objetivo é ampliar o sistema de internet sem fio.

Hoje o wi-fi livre já está presente no Velório Municipal e no Viveiro Tomoe Uemura. A expectativa é de que a instalação também chegue à Praça dos Expedicionários e ao Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras.

O processo de implantação dos pontos de conectividade no município se iniciou no primeiro semestre e deve ser concluído até o fim do ano, contemplando 12 espaços públicos.

Entre eles o Cineteatro Wilma Bentivegna; a sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe); o Pronto-Socorro (PS) Municipal; a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia (Jardim Boa Vista); a Praça João Pessoa; a Praça Cidade das Flores; e as praças do Jardim Colorado e do Miguel Badra.

Para usufruir do wi-fi disponível, o usuário deverá fornecer nome, número de telefone celular e e-mail para concluir a conexão. Também será possível efetuar o acesso simplesmente por meio do login no Facebook.

Em um município com tantos desafios, a ideia pode soar dispensável, mas carrega grande importância já que a conexão gratuita assegura o acesso a serviços online, como aplicativos de mobilidade e saúde, sites e plataformas educacionais, entre outras ações.

Sendo assim, hoje a internet é mais uma necessidade de serviço público que impacta diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida da população.