Condemat pede ao Estado mais segurança nos municípios e fica sem respostas
Na ocasião, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale e o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, representaram o Conselho de Prefeitos/ Foto: Divulgação
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniu na quinta-feira, 8, com o secretário de Estado de Segurança Pública, General João Camilo Pires Campos, para solicitar apoio aos municípios.

Na ocasião, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale e o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, representaram o Conselho de Prefeitos.

Entre as demandas levantadas pela Câmara Técnica de Segurança do Condemat e apresentadas ao secretário de Estado, está o apoio na ampliação do Sistema Detecta na região, assim como o possível compartilhamento dos alarmes do Sistema que tocam para a Polícia Militar e Civil para as centrais de monitoramento.

O grupo solicitou também a atualização do acervo de endereços do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e do Centro de Operações de Bombeiros (COBOM), que têm o serviço de chamadas de ocorrência centralizados na Capital.

De acordo com a prefeita Priscila, são demandas importantes que vão auxiliar os municípios no combate à violência e criminalidade.

“A tecnologia é uma importante aliada no trabalho de segurança pública. Com o Estado e municípios atuando com sinergia e compartilhando informações importantes, os resultados serão muito melhores, garantindo maior agilidade no atendimento às ocorrências, e consequentemente, mais segurança à população”, disse.

O prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, reforçou o pedido.

“Esta integração auxilia em muitas frentes. Hoje pudemos falar de Operação Delegada, de monitoramento e da importância da atualização dos cadastros de endereços. Mas, principalmente, apresentar nosso consórcio e ser ouvido pelo secretário”, destacou.

Também participaram da reunião o Secretário Executivo da Polícia Militar do Estado, Coronel Álvaro Camilo; o vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues da Silva; o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite; os secretários municipais de Segurança Pública de Arujá, Washington Luís Beolchi Adami; Itaquaquecetuba, Anderson Caldeira Lima; Guararema, Edson Roberto Pinto de Moraes, respectivamente coordenadores titular e adjunto da Câmara Técnica de Segurança; de Mogi das Cruzes, André Ikari; de Poá, Marlene de Sant’Anna e Suzano, Elias Marques; o secretário de Segurança Urbana de Ferraz de Vasconcelos, Renato Gomes da Silva; o secretário-adjunto de Segurança Pública de Mogi das Cruzes, Alexandre Soares Ribeiro e o coordenador da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Lenivaldo de Oliveira Castro.