Hospital Santa Maria

A temperatura máxima de 37,1 ºC registrada na estação do Mirante de Santana na tarde desta quarta-feira, 30, é a mais elevada do ano na cidade de São Paulo e a segunda maior desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943. A marca é também a maior já registrada em um mês de setembro no período.

A expectativa é que a temperatura continue subindo rapidamente, atingindo a casa dos 38 ºC na capital paulista nesta quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2. Os dias terão muito calor e baixa umidade relativa do ar, que ficará em torno de 20%. “Se isso se confirmar, esta será a maior temperatura já registrada desde 1943, quando começaram as medições oficiais do Inmet. O recorde histórico de calor atual na cidade de São Paulo ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando a máxima chegou a 37,8ºC”, disse a Climatempo.

Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas regiões norte e nordeste do interior paulista são esperadas temperaturas acima dos 42°C até a sexta-feira, com umidade podendo baixar dos 12% em alguns dias.