Com 240 pacientes na fila de espera, governo de Arujá promete contratar mais dois psicólogos
Em resposta a vereadora Cris do Barreto, prefeitura anuncia contratação de mais psicólogos/ Foto: Divulgação
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

A vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, apresentou e teve aprovado um requerimento (360/2021) no qual questiona a prefeitura de Arujá sobre as condições do atendimento na área de psicologia na rede pública de saúde.

Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Leonardo Santos Reis em resposta à indagação da parlamentar, o município já abriu procedimento e pretende ampliar de 3 para 5 o número de psicólogos disponíveis.

“Foi aberto processo para contratação de empresa de psicologia, sendo homologado em 25/5”, detalhou.

Ainda conforme o ofício encaminhado ao Poder Legislativo, atualmente, 240 pessoas aguardam na fila para consulta. Os três psicólogos que atuam na rede realizam 55 atendimentos por semana.

Preocupada com o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas, a Profª Cris do Barreto (PSD) perguntou se haveria possibilidade de criar Plantões 24 horas. Reis afirmou que não e justificou.

“No momento não dispomos de estrutura física e recursos humanos para criar plantões 24 horas de atendimento psicológico e o contrato não contempla essa ação, sendo necessária nova elaboração. No entanto, não descartamos o planejamento para sua viabilização”, informou.

Profª Cris do Barreto garantiu que vai continuar cobrando a prefeitura.

“O período de isolamento social provocou o aumento de quadros de ansiedade, depressão, insônia, enfim, dos sinais que indicam a necessidade de a pessoa receber apoio psicológico. Tanto que, em algumas cidades, já há o plantão inclusive com atendimento via telefone ou a distância de forma a reduzir o sofrimento das pessoas”, justificou.