Chico Bezerra é inspiração pura à vida
Após 120 dias internado, Chico se recupera milagrosamente ao lado de sua esposa, sempre companheira, seus filhos e netos. A vontade de viver foi decisiva para uma das maiores lideranças médica e política de Mogi e região/ Foto: Arquivo pessoal
Tenda Atacado

O médico, vereador, ex-secretário de Saúde em Mogi das Cruzes e ex-deputado estadual, Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra, está superando o maior desafio da sua vida: a morte.

Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Oi, (com o apoio de seus filhos) Chico Bezerra, o médico e político que sempre esteve de bem com a vida, relata detalhes de sua luta contra morte (passou por dez cirurgias em quatro meses) e fala da retomada das atividades profissionais, do convívio com a família e da política.

Confira a seguir os principais trechos da entrevista com a inspiradora trajetória de lutas e superação de Chico Bezerra.

Inspirador: Chico plantou amor pela vida e pelas pessoas e está colhendo a ‘ressurreição’ após 10 cirurgias seguidas

Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra, figura certamente entre as lideranças políticas mais carismáticas e populares de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê.

O carinho e o reconhecimento que tem da população, especialmente dos mogianos, desde os anos de 1990, não vieram do nada.

Chico Bezerra conquistou carinho e respeito do povo e gerou certo pavor em seus adversários políticos (isso na virada do século) em razão da dedicação com que desempenhava suas funções como médico obstetra e ginecológico principalmente na Santa Casa de Mogi.

Além de exercitar plenamente a sua vocação para a medicina, Chico Bezerra também cativava as pessoas por conta da sua vontade de viver, da alegria e do otimismo que transmitia. Fosse em casa ou nas campanhas políticas.

Chico Bezerra promoveu a vida em abundância ao longo aos dos últimos 30 ou 40 anos e neste ano de 2020 está colhendo tudo o que plantou em defesa da vida.

De acordo com depoimentos dos filhos, Chico Bezerra, que passou por 10 cirurgias em menos de 120 dias, esteve para morrer ao menos em sete ocasiões. Mas em todas elas reuniu os filhos (antes de ir para a mesa de cirurgia) para dizer que queria ficar vivo e que superaria mais aquela cirurgia.

E Chico Bezerra venceu a morte: “O nosso pai passou por momentos muito difíceis, em seis ou sete ocasiões achamos que ele iria morrer, mas ele esta vencendo, podemos dizer que já venceu a morte. Ele teve diverticulite. Foi operado uma vez, mas outros problemas foram surgindo e novas operações foram realizadas”.

“Ele ficou cerca de 120 dias internado, passou muito tempo na UTI, chegou a ficar amarrado na cama para não tirar os drenos. Ele perdeu muito peso, perdeu um pouco de memória; foram dias terríveis, mas a vontade dele de viver foi decisiva. Ele já voltou para casa, está fazendo fisioterapia e retomando aos poucos suas atividades profissionais e inclusive já está se preparando para disputar a reeleição ao cargo de vereador em Mogi. A história de superação do nosso pai deve servir de exemplo para quem ama e acredita na vida”.

“Ele acabou de me dizer que de todos os desafios que ele já enfrentou ao longo da sua trajetória, este, o desafio de vencer a morte e tocar a vida em frente, já é o maior de todos os desafios e é mais um que o Chico Bezerra está vencendo”, afirma emocionado o filho Pablo Bezerra.

Quem é e como é o Chico Bezerra como pai e avô?

De acordo com Pablo Bezerra, Chico Bezerra é um super pai: “Sempre preocupado com os filhos e apaixonado pelos netos, ele sempre trabalhou muito, com muita dedicação e amor em tudo que faz, fez questão de passar isso para todos os filhos”.

Sobre as características mais marcantes do pai Chico, o filho não tem dúvidas: “Tem um coração enorme, sempre ajuda e estende a mão para as pessoas mais necessitadas. Dedicou sempre sua vida profissional e pública para as pessoas mais carentes. O Chico é muito positivo e divertido, daquelas pessoas que todos querem por perto”, destaca Pablo, ressaltando a devoção que seus irmãos Gustavo e Bruno também sentem pelo pai.

Gabriel, Catarina, Maya, Beatriz e Rafael são os netos do médico, político e cidadão Chico Bezerra.

Com exclusividade, Chico Bezerra fala dos mais de 25 mil partos realizados e de sua carreira política

Algumas das perguntas elaboradas pelo Jornal Oi para essa reportagem sobre superação a inspiração, o próprio Chico Bezerra quis responder. Apesar de ainda estar com debilidade pela maratona de cirurgias e UTI que enfrentou.

A seguir confira os trechos onde Chico fala de seu amor a profissão e das lutas travadas na política e também com a imprensa.

Jornal Oi – Quais são as características mais interessantes e inspiradoras do médico Chico Bezerra?

Jornal Oi – De quantos partos o médico Chico Bezerra já participou até hoje?

Chico Bezerra: Amor ao próximo, humano, sempre pensa em seu paciente em primeiro lugar e principalmente ama o que faz. Foram muitos, acredito que em torno de 25.000 partos.

Jornal Oi – Como o Chico Bezerra ingressou para a vida política e partidária e quais foram os maiores desafios políticos que o Chico Bezerra enfrentou e superou?

Chico Bezerra: Iniciei a vida política em 1982 a convite do então prefeito Waldemar Costa Filho, o qual me convidou para ser vice-prefeito do Dr. Osvaldo Regino Ornelas, que no fim não foi candidato e, portanto, saí como candidato a vereador, tendo me elegido com uma ótima votação.

Em 1988 fui o candidato mais votado na cidade, enfrentei vários desafios políticos, tendo sido deputado estadual de 1991-1999.

Um dos maiores desafios foi ter sido candidato do prefeito em 1996 contra o prefeito Waldemar Costa Filho, de que me arrependo até hoje, pois sempre fui seu amigo e grande admirador.

Jornal Oi – Quais foram às principais inspirações do Chico Bezerra para superar os desafios e ser bem-sucedido em sua vida pessoal, política e profissional?

Chico Bezerra: Em 1995, fui secretário da Saúde do prefeito Padre Melo, ficando um período pequeno por ser candidato a prefeito em 1996.

Em 2000, fui novamente candidato a prefeito, tendo como adversário o Sr. Junji Abe, que ganhou a eleição em segundo turno com uma pequena diferença de voto.

Tudo isso foi superado devido a muito trabalho na área médica, onde atuo na Santa Casa de Mogi das Cruzes por mais de 40 anos.

Jornal Oi – Hoje o vereador Chico Bezerra enfrenta um desafio pessoal, o de recuperar a saúde. Como está enfrentando mais essa dificuldade?

Chico Bezerra: Posso dizer que, esse desafio referente à minha saúde atual foi o maior já enfrentado em toda a minha vida, pois fiquei internado por aproximadamente 120 dias no Hospital Sírio Libanês, onde passei por 10 cirurgias e hoje, estou em tratamento fisioterápico que está me devolvendo à vida normal.

Olhando para a minha trajetória toda, vejo como os desafios anteriores foram de pouca significância perto do que estou enfrentando agora. Graças a Deus, estou em plena recuperação e brevemente voltando as minhas atividades profissionais e políticas.

Jornal Oi – Em todos os contatos com a imprensa, ao longo desse século, o Chico Bezerra sempre se mostrou otimista e alegre. Essa é uma das formas com que o Chico consegue inspirar as pessoas?

Chico Bezerra: Por último, já tive momentos felizes com a imprensa, mas também tive problemas seriíssimos por causa da política, mas tenho certeza que sou respeitado pelo meu modo de agir.

Consigo inspirar através do trabalho, simplicidade, atenção e respeito por todas as pessoas que convivi e sou até hoje. Que Deus continue olhando por todos nós.