Prefeito Ashiuchi anuncia André Chiang como secretário de Meio Ambiente e espera um grandioso trabalho do assessor para a cidade
Natural de Suzano, Chiang, nos últimos quatro anos, se destacou com a gestão de obras e apoio às relações públicas, com empresas, indústrias e importantes órgãos/ Foto: Divulgação
Hospital Santa Maria

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou nesta sexta-feira, 4,  André Chiang como o novo secretário de Meio Ambiente de Suzano.

O empresário, que tem 42 anos, atuava desde 2017 na Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e já no próximo dia 7 (segunda-feira) assume o comando da pasta.

Natural de Suzano, Chiang, nos últimos quatro anos, se destacou com a gestão de obras e apoio às relações públicas, com empresas, indústrias e importantes órgãos.

Um de seus principais trabalhos foi na interlocução entre a prefeitura e órgãos ligados ao meio ambiente, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Chiang tem um grande histórico na gestão municipal. Foi um importante gestor entre 2017 e 2020 na Upae e, agora, segue como secretário municipal de Meio Ambiente. Na pasta, tenho certeza de que vai promover um grandioso trabalho, com dedicação e zelo pela população”, disse Ashiuchi.

Entre as principais atuações na pasta, Chiang destaca ações na gestão das políticas municipais de meio ambiente visando a promoção da conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais, por meio de instrumentos de planejamento, controle, fiscalização e educação ambiental, como proteção e bem-estar animal, o combate aos descartes irregulares de lixo e entulho, a atuação no setor de crimes ambientais e o apoio às tratativas com os órgãos estaduais e federais, por exemplo.

O mais novo membro do primeiro escalão suzanense agradeceu a confiança e garantiu seu comprometimento com a cidade de Suzano.

“Sou grato ao prefeito por acreditar em meu trabalho e no meu potencial. Na Secretaria de Meio Ambiente, vamos dar continuidade às ações e potencializar os serviços prestados aos suzanenses”, destacou Chiang.

Perfil

André Guan Long Chiang tem 42 anos e é natural de Suzano. Casado com Sheylla Chiang, tem duas filhas, Ana Clara e Izabel. Criado na região central do município, ele estudou nas escolas Antônio Marques Figueira e Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva.

É formado em Marketing, pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), e tem especialização em “Estratégias”, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O suzanense começou a trabalhar cedo, em uma empresa do ramo alimentício de sua família, criada pelo seu avô, o saudoso Kun Ho Chiang. O empreendimento, localizado no distrito de Palmeiras, tem 65 anos de história na cidade. Chiang, que foi sócio-proprietário, passou pelas áreas de Comércio e Marketing.

Em 2017, o empresário foi convidado para integrar a equipe da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, a Upae. No local, se destacou com a gestão de obras e apoio às relações públicas, com empresas, indústrias e importantes órgãos.

No período em que esteve na Upae, também forneceu importante apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, principalmente na interlocução com a Sabesp, o Daee e a Cetesb. E agora, em dezembro de 2020, Chiang foi nomeado titular da pasta de Meio Ambiente.