Carreta da mamografia vai atender 50 mulheres/dia até a semana que vem em Poá
Serviço segue no município até o dia 5 de fevereiro e atende mulheres a partir de 35 anos/ Foto: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
Campanha Tudo novo

A carreta da mamografia do programa estadual “Mulheres de Peito” iniciou os atendimentos nesta terça-feira, 25, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher de Poá.

O veículo ficará instalado na rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina, até o dia 5 de fevereiro e atende mulheres a partir dos 35 anos.

A prefeita Marcia Bin e as secretárias da Saúde (Claudia Cristina de Deus) e da Mulher (Graça Chaia Marques) acompanharam o primeiro dia de serviço.

“Ficamos muito felizes com a chegada deste projeto tão importante para a nossa cidade, beneficiando assim as poaenses que necessitam realizar este exame. A ação visa incentivá-las e apoiá-las na prevenção contra o câncer de mama. Estamos recebendo as pacientes com toda a estrutura necessária”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.

O atendimento é realizado das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

É recomendado chegar cedo para a realização do exame, pois o atendimento é feito por ordem de chegada com a distribuição de senhas. Serão 50 vagas por dia de segunda a sexta-feira e 25 aos sábados.

Os exames são gratuitos e voltados para mulheres acima de 35 anos. O veículo oferecerá o exame de mamografias, gratuitamente, para as poaenses que se enquadram nesta faixa etária.

Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar o exame sem necessidade de encaminhamento médico ou agendamento feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

“Já as pacientes de 35 a 49 anos, e acima dos 70 anos, precisam apresentar o pedido médico, cartão do SUS e RG. Quem porventura não tiver este encaminhamento, pode retirá-lo na Secretaria de Saúde (rua Barão de Juparaná, 43 – Jardim Medina), das 8 às 16 horas. Já mulheres de 50 a 69 anos, bastam ter em mãos no momento do exame o cartão do SUS e RG”, explicou Claudia.

Na ocasião, a Secretaria da Mulher estará arrecadando absorventes para as jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da “Campanha Dona Chica – Absorva Esta Ideia”.

“Essa é uma ação muito importante e quem puder ajudar será de grande valia, pois neste início de ano estaremos contemplando as estudantes matriculadas em escolas municipais e estaduais”, explicou a secretária da Pasta, Graça Chaia Marques.

Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”

  • Data: de 25/01 a 05/02
  • Local: rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina
  • Horário: 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8 às 12 horas
  •  Indicado para mulheres a partir de 35 anos
  • Ação Gratuita