Governo do Estado de São Paulo

O Brasil passa pelo pior momento da pandemia causada pela Covid-19, com recorde de mortos e uma ameaça de colapso no sistema de saúde em diversos estados. Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro minimizou a falta de leitos, afirmando algo que de fato é verídico, “A saúde do Brasil sempre teve seus problemas”.

Para Jair Bolsonaro, tal situação causada pela pandemia do novo coronavírus não é justificativa para fechar o comércio, medida que está sendo adotada por governadores procurando diminuir o contágio da covid-19.

“A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores.”, Escreveu o presidente Bolsonaro em sua conta no Facebook na manhã de domingo, compartilhando uma reportagem do G1 de 2015 sobre a falta de leitos no Brasil e questionando o que ocorreu naquele período.

Na continuação da publicação, o presidente acrescentou que “Hoje, ao fecharem o comércio e novamente te obrigar a ficar em casa, vem o desemprego em massa com consequências desastrosas para todo o Brasil.”

Durante a noite de domingo, Bolsonaro também compartilhou um vídeo de uma empresária do Distrito Federal criticando o fechamento do comércio determinado pelo governador Ibaneis. O vídeo também foi compartilhado por dois dos filhos do presidente, o senado Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além do ministro da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni.