Banco de Alimentos de Suzano recebe verba de R$ 300 mil para aquisição de insumos
Produtos são adquiridos de agricultores familiares por meio de programa federal/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Tenda Atacado

O Departamento de Agricultura de Suzano, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, recebeu uma verba federal de R$ 300 mil para o Banco de Alimentos.

O valor foi destinado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa a compra de insumos produzidos por agricultores familiares do município.

Os produtos são posteriormente direcionados às entidades cadastradas a fim de auxiliar na Saúde Alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura, Minoru Harada, a verba é proveniente do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

“Esse é um repasse anual que, geralmente, ocorre ainda nos primeiros 120 dias do ano. Agora estamos focados em organizar toda a documentação solicitada pelo programa, estamos iniciando os trabalhos nesse sentido. Vale lembrar que o repasse vai diretamente ao produtor familiar devidamente cadastrado no programa, após alguns dias da emissão da nota fiscal ao Banco de Alimentos”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, André Loducca, comemorou a conquista e destacou a importância da atuação do Banco de Alimentos.

“O trabalho da unidade é intenso, sendo realizadas as conferências de notas de entrega, da qualidade, pesagem e repasse dos alimentos selecionados às entidades cadastradas. Hoje, são cerca de 1,5 mil famílias beneficiadas por meio de 14 entidades cadastradas. O banco também compõe o ‘Suzano Contra a Fome’, que é uma grande iniciativa de arrecadação de alimentos na cidade”, reforçou.

O “Suzano Contra a Fome” é formado por diferentes frentes de trabalho, com o objetivo de discutir medidas de auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social, sobretudo neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A ação intersetorial é composta pela secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, além do Fundo Social de Solidariedade.

Para ajudar o Banco de Alimentos, basta direcionar a doação de alimentos, inclusive hortifrúti, à unidade localizada na rua Abdo Rachid, 55, centro.