Associação Comercial é parceira da Semana do Microempreendedor Individual em Mogi
A entidade é uma das parceiras do evento que tem o objetivo de fortalecer e capacitar os empreendedores/ Foto: Divulgação

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) marcará presença entre os dias 17 e 20 de maio na Semana do Microempreendedor Individual (MEI) promovida pela prefeitura de Mogi.

A entidade é uma das parceiras do evento que tem o objetivo de fortalecer e capacitar os empreendedores. A ação será realizada no prédio sede da administração municipal.

A ACMC apresentará os seus serviços e atendimentos voltados aos MEIs no saguão do auditório da prefeitura, das 9 às 16 horas.

“Oferecemos diversos produtos para os associados, como atendimento do AC Ambulatorial, assessoria jurídica, consulta ao SCPC, cursos EAD e treinamentos, além do ACCredito, que é um programa de gestão de crédito”, detalhou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.

A presidente ressaltou a importância do associativismo para o desenvolvimento dos negócios e da economia.

“Muitas pessoas acham que para se associar é preciso ser uma grande empresa, mas não, existimos para apoiar todos os empreendedores, independente do seu tamanho. Durante o evento, ofereceremos vantagens para o MEI que se associar utilizando nosso AC Ambulatorial e faremos o sorteio de brinde”, frisou.

Em 2021, o Brasil bateu recorde de abertura de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Segundo levantamento realizado pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, o país ganhou mais de 3,9 milhões de empreendedores, dos quais 3,1 milhões optaram por ser MEI, o que representa 80% dos negócios abertos. De acordo com a prefeitura de Mogi, a cidade conta com 13.039 mil MEIs cadastrados.

Fádua analisou que os números expressivos se devem, em parte, pela necessidade de empreender em decorrência da pandemia de Covid-19.

“Muitas pessoas perderam os empregos e viram no empreendedorismo uma maneira de conquistar sua renda. Dois anos depois, vemos esses empreendedores se formalizando, ampliando seus negócios e contratando funcionários”, avaliou.

Para a presidente, a mudança do perfil dos brasileiros também colaborou para este salto. “Uma recente pesquisa do Instituto Locomotiva apontou que o desejo de abrir um negócio superou o sonho da casa própria”, afirmou.

A programação da Semana do MEI contará com uma unidade móvel do Sebrae no estacionamento da prefeitura entre os dias 16 e 19.

Já de 17 a 20, a administração municipal fará o atendimento de regularização de MEIs no saguão do prédio das 9 às 16 horas. Acontecerão ainda ciclos de palestras e orientações.

Fortalecimento dos MEIs

Para alavancar cada vez mais esses números, incentivar e capacitar os MEIs mogianos, a ACMC vai realizar no dia 14 de junho a palestra “Como se tornar um grande empreendedor”, comandada pela presidente da entidade.

O evento será realizado no auditório da Associação Comercial, às 18 horas. As vagas são limitadas e o ingresso é um agasalho para a campanha Inverno Solidário.