Ashiuchi visita HC e reforça pedido de portas abertas para unidade suzanense
O chefe do Executivo suzanense foi informado de que o projeto assistencial hospitalar segue em discussão junto ao Estado e o HC/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, visitou nesta sexta-feira, 24, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) e reforçou os pedidos sobre a ampliação do atendimento em Suzano, com o objetivo de garantir mais uma opção de acolhimento em Saúde a portas abertas na cidade.

Na oportunidade, o chefe do Executivo suzanense foi informado de que o projeto assistencial hospitalar segue em discussão junto ao Estado e o HC.

O encontro foi liderado pelo superintendente do HC, Antônio José Rodrigues Pereira, contando ainda com a presença do chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória do HC/FMUSP, o professor titular doutor Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho.

Além disso, a reunião também foi acompanhada pelo diretor-executivo da unidade suzanense, Eduardo Santocchi, pelo deputado estadual Estevam Galvão e pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.

De acordo com o chefe da pasta municipal, a etapa de discussão do projeto assistencial do HC Suzano considera a análise sobre a infraestrutura e os perfis assistencial e orçamentário do hospital para esta operação.

“Seguimos na expectativa e muito esperançosos com um desfecho positivo. O HC de Suzano representa um importante investimento do Estado no município e pode ajudar muito os pacientes da região. Essa será uma grande conquista para todo o Alto Tietê”, disse o secretário.

Já o prefeito Ashiuchi destacou que a unidade cumpriu papel determinante na luta contra a Covid-19 e demonstrou seu potencial de atendimento.

“Durante as semanas mais críticas da pandemia, conquistamos leitos que representam um importante reforço na assistência regional aos pacientes da Covid-19 em todo o Alto Tietê. Nosso objetivo é contar com uma unidade funcional para toda a região, contando com o apoio do deputado Estevam nessa interlocução junto ao Estado”, afirmou.

Outra pauta discutida na ocasião foi o novo projeto de telemedicina apresentado pela diretoria do HC/FMUSP.

O objetivo é de que a tecnologia possa auxiliar as secretarias municipais de Saúde no atendimento às demandas de especialidade.

Para o prefeito de Suzano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi, a ideia é levar a proposta para as cidades da região.

“Em 2020, logo no início da pandemia, Suzano foi uma das primeiras cidades do País a adotar a telemedicina e sabemos da importância desse trabalho, que garante acesso à consulta médica por meio de vídeo chamada. O HC agora nos apresenta um projeto arrojado e pioneiro que pode ajudar muitos municípios nessa questão, fluindo a demanda e reduzindo o índice de absenteísmo, uma vez que os pacientes poderão receber orientação médica sem sair de casa”, destacou Ashiuchi.

Por fim, o prefeito parabenizou a iniciativa e agradeceu o acolhimento.

“Conhecemos uma estrutura de ponta que nos inspira a sempre trabalhar por uma Saúde pública de qualidade. Além disso, pudemos estreitar laços com a diretoria e superintendência do HC, sendo uma aproximação importante para o desenvolvimento do município”, finalizou.