Arte Pública: Terminal Norte de Suzano recebe novo mural do projeto cultural
Iniciativa é fruto de parceria entre a concessionária Radial Transporte e a Prefeitura de Suzano, a custo zero para o município/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Campanha Tudo novo

O projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, deu início no último sábado, 22, a um novo mural na cidade, desta vez no Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte.

A iniciativa, que contou com a participação de seis artistas locais, é uma parceria da Prefeitura com a Radial Transporte, responsável pelo espaço, sendo produzida a custo zero para o Poder Público. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nesta semana.

A lateral do ponto final dos coletivos municipais, que já estava recebendo reformas, agora contará com uma nova intervenção artística.

A obra é realizada por Racil Saraiva, Niko Takaki, Ruy Guanaes, Ítalo Raphael, Vinicius Ripa e o Raça, todos grafiteiros da cidade.

Quando estiver concluída, representará a diversidade de culturas que compõem a identidade suzanense, como as influências japonesas e nordestinas.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, o vice-prefeito e titular da pasta de Cultura, Walmir Pinto, e a responsável pelo projeto, a artista plástica Aline Baliberdin, acompanharam de perto o início das atividades.

A medida é parte da nova revitalização do Terminal Norte, que teve início em setembro do ano passado junto a um grande pacote de melhorias urbanas anunciado pela administração municipal.

O vice-prefeito explicou que o objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser suzanense do grande contingente de pessoas que passam pelo local diariamente.

Ele ainda destacou a importância do projeto na mobilização de grandes e potenciais grafiteiros do município para a composição de uma arte especial, com a cara de Suzano.

“O painel retrata culturas que fazem parte da formação da população, inclusive com menção aos trabalhadores rurais da cidade e a cultura urbana que nasce nas periferias. É um trabalho que dialoga com nossas raízes e está à disposição de todos para apreciação”, explicou.

O projeto Arte Pública já realizou intervenções em mais de 50 locais de Suzano desde 2017. Diversos espaços passaram a contar com obras de artistas plásticos e urbanos, como a Praça Cidade das Flores, a sede do Procon, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Escola Municipal Antônio Marques Figueira e, recentemente, o muro que cerca a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O chefe do Executivo parabenizou o sucesso da iniciativa, responsável por democratizar o acesso às artes plásticas e valorizar os artistas da cidade, que têm um potencial enorme e merecem o devido reconhecimento.

“Este é um projeto muito especial para o município, que tem levado a arte para onde o público está. Meus agradecimentos à Radial Transporte pelo diálogo constante e por mais esta parceria, que soma aos esforços para deixar nossa cidade ainda mais bonita. O mural está ficando lindo e tenho certeza de que a população vai adorar”, concluiu.