Após a repercussão da matéria do Jornal Oi, governo se manifesta sobre o emprego e o desemprego em Ferraz
Após a repercussão da reportagem publicada nessa terça-feira, a prefeitura de Ferraz respondeu aos questionamentos e avaliou como positivo o saldo de 485 novos empregos criados no município/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema

Nessa terça-feira, 27, o Jornal Oi iniciou uma série de reportagens especiais sobre a geração de empregos nas principais cidades do Alto Tietê.

A primeira reportagem revelou os números precários de novos empregos em Ferraz de Vasconcelos.

+LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Na oportunidade, o Jornal Oi enviou questionamentos ao governo de Ferraz sobre os números obtidos pela reportagem que realizou o levantamento com base nos dados do Caged.

Até o fechamento do especial, a prefeitura de Ferraz não havia se manifestado sobre o assunto.

Já nesta quarta-feira, 28, após a repercussão da reportagem, a prefeitura respondeu aos questionamentos e avaliou como positivo o saldo de 485 novos empregos criados no município.

Segundo informações do IBGE emitidas pelo governo de Ferraz, atualmente a cidade possui 169 mil pessoas atuando ativamente no mercado de trabalho.

Nos questionamentos, a prefeitura também deixou transparente o que tem feito para reduzir o desemprego na cidade e buscar elevar os dados positivos no Caged. Confira:

Jornal Oi – Quais são os números de Ferraz referentes à geração de empregos formais e não formais nos primeiros cinco meses deste ano?

Prefeitura de Ferraz: 3043 admissões – 2558 desligamentos e saldo de 485 de acordo com dados do Caged em relação aos empregos formais.

Informais não há dados estatísticos oficiais. O maior volume de contratações ocorreu na construção civil.

Jornal Oi – Qual é a avaliação do novo governo para a abertura de postos de trabalho na cidade no primeiro semestre?

Prefeitura de Ferraz: Avaliação positiva demonstra que a economia vai sendo retomada aos poucos por conta da pandemia.

Jornal Oi – Atualmente, qual é o número da população econômica ativa na cidade e qual é o número de pessoas desempregadas em Ferraz hoje?

Prefeitura de Ferraz: 169 mil pessoas economicamente ativas segundo o IBGE.

Jornal Oi – Quais ações estão sendo colocadas em prática para a ampliação da abertura de vagas de trabalho na cidade?

Prefeitura de Ferraz: Foi implantado o serviço Emprego Agora que auxilia as empresas na contratação de pessoas para ocupar as vagas disponíveis no município, além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem visitado as empresas da cidade visando conhecer as necessidades de pessoal para que haja um melhor direcionamento nas contratações.

Jornal Oi – Quais são as áreas da economia que a cidade tem, na avaliação do novo governo, com o maior potencial de crescimento e geração de empregos nos próximos quatro anos?

Prefeitura de Ferraz: Construção Civil e Indústria.

Jornal Oi – No caso, quais são as vocações da cidade para a geração de empregos em Ferraz?

Prefeitura de Ferraz: Mão de obra e prestação de serviços.

Jornal Oi – Qual é a meta do novo governo de Ferraz para a abertura de vagas de empregos, seja na iniciativa privada ou no Poder Público até 2024?

Prefeitura de Ferraz: Existe um estudo para ampliação dos pólos comerciais e industriais da cidade visando conceder benefícios fiscais para investidores interessados em gerar empregos no município.

A administração também tem planos para fomentar o turismo e a agricultura através do resgate da plantação de uva no município.