Zé Biruta diz que deputados/caciques não ajudam Ferraz e destaca economias. Cidade faz 64 anos

0
73
Zé Biruta diz que deputados/caciques não ajudam Ferraz e destaca economias.
Zé Biruta diz que deputados/caciques não ajudam Ferraz e destaca economias.

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta (PRB) admitiu nessa quarta-feira, dia 11, que a cidade  não tem muita coisa para comemorar no seu 64º aniversário – que é ‘celebrado’ oficialmente neste dia 14 de outubro.

Zé Biruta que está em seu terceiro mandato na prefeitura de Ferraz, cidade que tem cerca de 190 mil habitantes e um dos piores índices de desenvolvimento humano no municipal (IDHM) da Grande São Paulo, recebeu os jornalistas da região em seu gabinete nessa quarta-feira para falar dos problemas que herdou, das soluções que está tentando colocar em prática e observar que no aniversário de 2018 – a prefeitura poderá estar em melhores condições financeiras e dessa forma oferecer à população ao menos o básico no que se refere aos serviços públicos.

Oi quer saber: O que a cidade tem à comemorar?

A reportagem do Oi, abriu a entrevista questionando o prefeito Biruta sobre o que a cidade e a população teriam para comemorar no aniversário de 64 anos. Depois de falar sobre as dificuldades que encontrou no início do ano, como uma folha de pagamento de servidores na casa dos 57% – quando a lei autoriza o percentual máximo de 54% do orçamento da prefeitura para o pagamento de salários e dívidas para todos os lados, Biruta disse que a Ferraz pode comemorar o fato de estar com o nome limpo, ou seja, a prefeitura conseguiu no meio deste ano a Certidão Negativa de Débito (CND).

Esse documento é exigido pelos governos federal e estadual na liberação de recursos e assinatura de convênios para a liberação de projetos, obras e serviços. Acontece que em razão de irregularidades administrativas e contábeis, além da falta de prestação de contas, desde 2014 a prefeitura estava sem a CND- ou seja com o nome sujo.

CND sim; mas quais convênios?

E quais convênios e projetos o governo de Ferraz conseguiu resgatar ou implementar desde que a CND foi recuperada, seja no governo federal ou estadual? Esse questionamento também foi feito pela reportagem do Oi e o prefeito não escondeu uma certa decepção ao revelar que a liberação da CND não resultou na liberação de verbas que o governo esperava para investir em obras de infraestrutura e manutenção da cidade.

Nem o dinheiro do Fumefi (órgão ligado ao governo de SP para o financiamento de obras de infraestrutura) o governador Geraldo Alckmin (PSDB) liberou à Ferraz: “Estamos pedindo, cobrando, alertando o governador, os secretários estaduais e vários deputados sobre o esforço que fizemos para limpar o nome da prefeitura e conseguir a CND; mas até este momento  nada foi a liberado, nem os R$ 4 milhões do Fumefi aos quais a cidade tem direito”.

O Oi quis saber se não esta faltando parceria entre o prefeito (e o governo  de Ferraz) com os deputados estaduais e federais da região. Biruta desabafou: “Existem grupos e caciques na politica da região. Não sou de nenhum grupo, não sou ligado a nenhum cacique e talvez por isso a cidade não está recebendo ajuda ou investimentos, mas vou continuar trabalhando e acredito que a partir do ano que vem teremos melhores resultados e motivos para comemorar o aniversário de Ferraz”, destacou o prefeito da cidade.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO