Você sabe o que é Respeito?
Vi em uma capa de um jornal uma imagem tão “nojenta” que me fez a pensar como o ser humano está perdido, com pensamentos rasos e sem conteúdo/ Foto: Divulgação

Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim “respectus” que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência.
De uns tempos para cá, percebo que muitas pessoas precisam dar uma visitada no dicionário e rever alguns conceitos.

Um dos valores mais importantes do ser humano é o respeito e isso tem uma grande importância na interação social. Porém para ser respeitado é preciso respeitar primeiro. Temos que ter respeito mútuo que é um princípio de convívio humano e que deve ser considerado base para a construção de uma sociedade civilizada, com educação e justiça entre diferentes grupos sociais, étnicos, econômico, culturais, etc.

Respeito não é concordar, nem tão pouco incentivar algo que não aceita. Fazer crítica construtiva sobre algum tema é aceitável e devemos as respeitar em qualquer situação e crescer com elas. Porém criticar de maneira pejorativa e sem conteúdo se torna a maior falta de respeito que um ser humano pode ter.

Há uns dias atrás, vi em uma capa de um jornal uma imagem tão “nojenta” que me fez a pensar como o ser humano está perdido, com pensamentos rasos e sem conteúdo e acima de tudo com uma falta de respeito ao próximo. Ao invés de perderem tempo com tanta imaturidade, por que não pensem em coisas mais evoluídas para o bem da humanidade? Respeito: um valor essencial, primordial e todo mundo gosta.