Vereador e candidato a deputado do PT segue ‘na cola’ do prefeito em Arujá
O vereador denunciou novamente o prefeito José Luiz Monteiro/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Suzano

O vereador Renato Caroba (PT) denunciou novamente o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) em repetir sua conduta errônea e ilegal do ano passado na publicação das leis orçamentárias para 2019.

Novamente, o chefe do Executivo arujaense descumpriu a Lei Orgânica do município e publicou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de forma adversa ao autógrafo enviado pela Câmara.

A infração foi alertada pelo parlamentar na sessão dessa quarta-feira, 8 , que na oportunidade adiantou que tomará as medidas cabíveis quanto a essa nova ilegalidade por parte do Poder Executivo. Segundo Caroba, o prefeito ignorou uma emenda supressiva sobre a realização de leilões de veículos apreendidos ou inservíveis no pátio municipal.

“A Câmara retirou esse item da lei, ou seja, não demos essa autorização para fazer os leilões, mas como é de costume, o prefeito ignorou essa determinação e publicou a LDO sem essa determinação. Caberia a ele vetar ou sancionar essa emenda, mas jamais ignorar e publicar de forma contrária ao que foi decidido pela Casa de Leis”, explicou.

No início do ano Caroba apresentou denúncia semelhante sobre a publicação das peças orçamentárias com pedido de abertura de Comissão Processante (CP) e afastamento do prefeito. Na ocasião, a Câmara rejeitou o pedido sob alegação de que se tratava de um fato pequeno para uma consequência tão grande.

Na avaliação de Caroba, o que houve foi um voto de confiança ao prefeito, que acabou virando rotina na Câmara. Ele destacou que o prefeito não está acima da lei e não governa sozinho.

“O prefeito nos deu o recado de que pode fazer o que quiser e novamente repetiu sua conduta ilegal”, ressaltou. O governo de Arujá deve se manifestar sobre o assunto nas próximas horas.