Valorize o Outubro Rosa
Nossa saúde é nosso bem mais precioso. Eu apoio essa causa/ Foto: Divulgação

Não só em outubro, mas todos os meses temos que nos preocuparmos com a nossa saúde. Porém durante esse mês fortalecemos a conscientização as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

E por que esta campanha é conhecida como outubro rosa? O nome da campanha remete a cor do laço rosa que simboliza de forma mundial a luta contra o câncer de mama e é muito bonito quando vemos a população, empresas, entidades e o poder público se sensibilizando e apoiando a campanha. Aqui em Suzano, por exemplo, podemos ver alguns comércios e os prédios da Prefeitura iluminados com a cor rosa apoiando a causa e lembrando a todos a importância de se prevenir.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele e segundo números, o câncer de mama corresponde a 28% dos casos novos a cada ano no Brasil. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como, por exemplo, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso do corpo adequado entre outros. Medidas essas, que com a correria do dia a dia passa ser um pouco difícil de nos regrar, porém é de extrema importância para nossa saúde, então podemos nos dedicar pelo nosso bem, né?

Vale lembrar, que não é somente as mulheres que podem ter câncer de mama, os homens também podem ter a doença, já que eles possuem tecido mamário. Então homens, mesmo que é raro o câncer de mama masculino, oriento cada um de vocês ficarem sempre atentos também!

Fica a dica: detectando a doença na mama em fase inicial, as chances de tratamento e cura são altíssimas. É de grande importância que as mulheres observem suas mamas valorizando a descoberta de pequenas alterações. Cuide-se! Nossa saúde é nosso bem mais precioso!

Eu apoio essa causa!