Vai ter mais enchentes em Itaquá? Chuvas e água de represa ameaçam dezenas de bairros
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Anderson Silva, essa água que sai da represa irá chegar ao Rio Tietê e, consequentemente elevar ainda mais o nível em Itaquá/Foto: Osvaldo Birke
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Agentes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba estiveram visitando nesta sexta-feira, 15, a Represa de Taiaçupeba em Suzano para acompanhar de perto o aumento da vazão de água.

Devido às chuvas dos últimos dias, o nível da represa chegou a 112% e as válvulas para escoamento das águas foram abertas para evitar o rompimento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Anderson Silva, essa água que sai da represa irá chegar ao Rio Tietê e, consequentemente elevar ainda mais o nível em Itaquaquecetuba.

“Temos uma situação preocupante, a abertura das válvulas em Suzano mais a quantidade de chuvas que estão previstas para o final de semana podem trazer mais problemas para a cidade”, comentou Anderson.

O agente ressaltou que a Defesa Civil e a administração municipal estão preparadas para atender os chamados pelo número 199.

“O prefeito Dr. Mamoru Nakashima determinou que toda administração esteja em alerta para atender as necessidades emergenciais das pessoas atingidas pelos alagamentos”, declarou o coordenador.

Ainda de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil em fevereiro foram contabilizados 455 milímetros de chuva, enquanto que nos primeiros 15 dias de março choveu 270 milímetros. Vale lembrar que em todo o mês de março de 2018 foi registrado 363 milímetros de água.