Vacinação contra sarampo e poliomielite inicia em 4 de agosto
Em Arujá, haverá dois Dias D, em 4 e 18 de agosto (sábados), das 8 às 17 horas/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

No dia 4 de agosto tem início em Arujá a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas até 31 de agosto.

A vacina estará disponível nos postos do Parque Rodrigo Barreto, Centro de Saúde (CS) II, Jardim Emília, Mirante, Nova Arujá, Jardim Real e Jardim Fazenda Rincão, das 8 às 16 horas.

A campanha, anunciada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de manter a alta cobertura vacinal nos municípios brasileiros.

Poliomielite

No caso da poliomielite ou paralisia infantil, como é conhecida, desde 1990 o País não apresenta casos da doença. No entanto, o próprio Ministério afirma que há risco do Brasil voltar a sofrer com a enfermidade, alerta que em mais de 300 municípios brasileiros a cobertura de imunização está abaixo de 95%, e enfatiza que vacinar é a única maneira de prevenção.

Ainda que no País não haja doentes, corre-se o risco de pessoas portadoras da doença vindas de outras nações tragam e propaguem o vírus aos brasileiros não imunizados.

Sarampo

Já a campanha de sarampo, cuja dose da vacina também imuniza contra a rubéola, começou no País em 1992. Segundo o Ministério da Saúde, de fevereiro a maio de 2018 foram notificados 397 casos suspeitos da doença, sendo 50 descartados e 172 confirmados. Os outros 175 estão em investigação. Arujá não tem casos ou suspeitas da doença.

Dia D

Em Arujá, haverá dois Dias D, em 4 e 18 de agosto (sábados), das 8 às 17 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs ) do Parque Rodrigo Barreto, Centro de Saúde (CS) II, Jardim Emília, Mirante, Nova Arujá, Jardim Real e Jardim Fazenda Rincão.