UMC realiza 6ª edição do Seminário de Políticas Públicas entre os dias 15 e 17 de maio
A programação inicia na próxima terça-feira, 15, às 8 horas, com a exposição de banners de projetos de pesquisa no Centro de Convivência / Foto: Divulgação

O campus sede da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realiza entre os dias 15 e 17 de maio o 6º Seminário de Políticas Públicas. Com entrada gratuita e aberta ao público, a proposta é discutir temas como meio ambiente e qualidade de vida, desafios da educação, cultura e cidadania, minorias e desenvolvimento social a partir de palestras, debates e apresentações de trabalhos.

Organizado pelo programa de mestrado em políticas públicas da UMC, o evento terá atividades nos períodos da manhã e tarde e contará com a presença de secretários municipais, pesquisadores convidados de outras universidades, professores, estudantes de pós-graduação, profissionais e especialistas em políticas públicas, cidadania e trabalhos sociais.

“Entre os principais objetivos do Seminário está a eminente necessidade de discutir sobre políticas públicas no Brasil e aqui no Alto Tietê, principalmente num momento em que muitos direitos humanos e sociais são infringidos e políticas são ameaçadas”, explica a professora e coordenadora do mestrado em políticas públicas da UMC, Cristina Schmidt Silva Portéro.

A programação inicia na próxima terça-feira, 15, às 8 horas, com a exposição de banners de projetos de pesquisa no Centro de Convivência.

Na sequência, às 9 horas, no Auditório do Centro Cultural, a mesa-redonda sobre políticas públicas ambientais e qualidade de vida inaugura o evento, com a participação dos secretários de Mogi das Cruzes Cláudio de Faria Rodrigues (Urbanismo) e Daniel Teixeira Lima (Meio Ambiente).

Apresentações orais do grupo de trabalho sobre políticas públicas e qualidade de vida, saúde e meio ambiente ocorrerão a partir das 14 horas, no prédio 7.

Já na quarta-feira, 16, no Auditório do Centro Cultural, será a vez dos pesquisadores Salomão Barros Ximenes e Renata Giovanoni debaterem, às 9 horas, acerca dos desafios contemporâneos da educação, cultura e cidadania.

A partir das 14 horas do mesmo dia, no prédio 7, serão feitas apresentações orais do grupo de trabalho sobre políticas públicas para a formação humana.

Último dia do evento, a quinta-feira, 17, terá às 9 horas, no Auditório do Centro Cultural, o debate sobre as trajetórias da cidadania para minorias e do desenvolvimento social, com os professores Ivan Felipe Alemida L. Fernandes e Fernando Pavan Baptista.

Às 13 horas, o professor Wilton Garcia ministrará uma palestra sobre cultura e minorias e, a partir das 14 horas, haverá exposições de trabalhos sobre políticas públicas de cidadania: direitos e desenvolvimento social.

O campus sede da UMC fica na rua Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200.