Transferência do PA Barreto para o prédio da ‘UPA’ é iniciada; atendimento pode começar dia 25
A expectativa é que os atendimentos no novo endereço tenham início na próxima quinta-feira, 25, no período das 7 às 19 horas/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi

A transferência do Pronto Atendimento (PA) Parque Rodrigo Barreto, em Arujá, para o seu novo prédio, localizado na rua Rogério de Andrade Santos (antiga Rua 30), teve início na manhã dessa sexta-feira, 19.

A expectativa é que os atendimentos no novo endereço tenham início na próxima quinta-feira, 25, no período das 7 às 19 horas, segundo informações da assessoria do governo de Arujá que entre o final de 2017 e o início deste ano tomou a decisão de transferir o PA do bairro Rodrigo Barreto para o prédio/imóvel onde seria instalada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas o governo preferiu usar uma outra estratégia e em vez de implantar a UPA. Está usando o prédio para abrigar os serviços do Pronto Atendimento que já existia no Rodrigo Barreto.

Os cinco dias de fechamento do PA Barreto são necessários para a mudança dos equipamentos e mobiliário. Até o serviço ser retomado no bairro, os pacientes do Barreto e região poderão recorrer ao Pronto Atendimento Central ou, em casos que não sejam de urgência e emergência, à Unidade Básica de Saúde (UBS) local.

Conforme explica a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, a mudança vai proporcionar mais conforto e qualidade aos pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários.

“O prédio do PA é antigo e necessita de constante manutenção, o que não conseguimos realizar sem prejudicar os atendimentos. Além disso, o espaço não comportava a ampliação de atividades. Agora teremos uma estrutura melhor”.

A secretária destaca que a unidade estará sob nova administração quando forem retomados os serviços no Barreto. “O Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT) estará à frente da gestão da unidade. Nosso compromisso é o de assegurar, com essa nova organização, as melhorias que são necessárias”.

O PA Barreto oferece atendimento 12 horas em clínica médica, pediatria, exame de imagem RX e análises clínicas.