Prefeitura de Mogi das Cruzes

Nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, deverá ser inaugurada em Ferraz o supermercado Tenda Atacadista. A loja foi construída em um terreno da prefeitura ferrazense onde funcionou até a década passada o Complexo Esportivo Birutão. Na gestão do ex-prefeito Dr. Jorge Abissamra foi feita a concessão do terreno à empresa Matec Engenharia para a construção de um shopping center. Praticamente uma década depois a área foi usada para a construção do Tenda e não do shopping.

O Jornal Oi questionou a Matec sobre a inauguração do mercado e a respeito do projeto do shopping. Confira a seguir os esclarecimentos da Matec.

Jornal Oi: Tem um supermercado sendo construído (Tenda) no terreno que a prefeitura de Ferraz deu concessão à Matec para construção de um shopping. O supermercado vai ser gerenciado ou tem alguma ligação com a Matec?

Matec Engenharia: O empreendimento Pátio Ferraz segue os princípios do urbanismo contemporâneo ao propor uma ocupação integrada com seu entorno. Ao invés das tradicionais torres comerciais, totalmente fechadas para a rua e sem conexão, é composto de áreas comerciais integradas, ou seja, o espaço funcionará como um local de fruição pública, lazer, ao mesmo tempo que levará à região uma gama de serviços e comércios, movimentando a economia e a geração empregos de Ferraz e região.

A integração começa pelo supermercado Tenda, cuja a gestão é totalmente feita pelo Tenda e a inauguração será neste dia 8. Por motivos de sigilo de contrato não podemos informar as próximas marcas que serão incorporadas ao Pátio Ferraz, mas os setores de atuação são: alimentação, combustíveis e serviços e estão na fase final de assinatura de contrato.

Jornal Oi: A Matec ainda mantém o projeto de construir um shopping no local – isso será feito no entorno do supermercado Tenda ou o projeto do shopping não existe mais? Se shopping for implantando, qual é o cronograma da obra e qual o investimento previsto? O investimento será da Matec ou terá parceiros?

Matec Engenharia: Sim, inclusive por se tratar de um empreendimento horizontal, a facilidade de integração é muito rápida. O cronograma construtivo está praticamente finalizado, o que define a integração de novas marcas é o cenário econômico, que acreditamos que 2018 será muito melhor que 2017. Os investimentos são da Matec.

Jornal Oi: Quando foi definida a concessão do terreno ficou estabelecido que a prefeitura teria um percentual mensal sobre o faturamento do shopping – com a inauguração do Tenda, quem é que irá fazer essa remuneração à prefeitura, o Tenda, a Matec ou ninguém?

Matec Engenharia: Esta informação é de domínio público, pois se trata de uma concessão onde foi realizada uma concorrência, consta no edital disponibilizado a época.

Jornal Oi: Havia a previsão de que a Matec construiria em outra região de Ferraz os equipamentos esportivos que foram demolidos no terreno onde seria/será feito o shopping. Esses equipamentos ainda serão construídos pela Matec ou não mais?

Matec Engenharia: De acordo com o edital existia duas possibilidades: a Matec assumiria essa construção ou disponibilizaria o valor a prefeitura de Feraz Vasconcelos. Optamos em disponibilizar o valor integral, o qual já foi realizado integralmente a prefeitura dentro do prazo previsto.