TEDxSuzano acontece no próximo sábado
No espírito das ideias que merecem ser divulgadas, o TEDx é um programa de eventos locais e organizados de forma independente que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao do TED/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A 1ª Edição do TEDxSuzano acontecerá no próximo sábado, 11, às 15 horas. A data anterior havia sido cancelada devido à paralisação dos caminhoneiros, em maio. O evento conta com sete palestrantes que se revezarão no palco do auditório da Faculdade Piaget de Suzano.

O grupo foi integrado com pessoas de diferentes áreas, que irão expor suas ideias durante o evento. Os nomes são: Bruno Ramos, Juliana Cardoso, Leandro Correia, Maria Máximo, Carlos Bezerra Junior, Carla Fiamini e Caio Cunha.

Apresentado pelo organizador do TEDx, e economista, Douglas Pena, o evento terá início com a palestra da engenheira ambiental, Juliana Cardoso, de 29 anos, com o tema “O meio ambiente só depende de você”.  Em seguida, o diretor executivo da Liga do Funk, Bruno Ramos, de 31 anos, prossegue falando sobre “Empreendendo para moldar a vida comunitária”. Já o empreendedor Leandro Correa, de 32 anos, traz a palestra “Transforme-se ou morra”, sobre inovações tecnológicas.

O TEDx ainda terá a presença da jornalista, Maria Máximo, de 25 anos, que apresentará a palestra “Todas são capazes de liderar”, sobre representatividade de gênero em posições de liderança. Em seguida, o deputado estadual, Carlos Bezerra Junior, de 50 anos, autor da Lei Paulista de Combate ao Trabalho Escravo, considerada pela ONU referência mundial, apresentará ao público a palestra intitulada “As vitrines invisíveis da escravidão moderna”.

A jornalista e empresária, Carla Fiamini, de 38 anos, trás ao evento um importante e polêmico assunto com a palestra “As verdades sobre as fakenews”. O empreendedor social e atual vereador de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, de 40 anos, encerra a sequência de palestras com “Como engajar pessoas para transformar o Brasil”, sobre consciência cidadã.

O TEDxSuzano está sendo realizado, de maneira independente, pela primeira vez em Suzano e no Alto Tietê e é uma conferência na qual os palestrantes têm até 18 minutos para apresentar uma ideia que merece ser compartilhada, sobre os mais diversos assuntos. A iniciativa é um fenômeno global, que já acontece em mais de 190 países e em 103 línguas diferentes.

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento dos convidados terá início às 14 horas. Além das apresentações do dia, o público assistirá ainda a vídeos de TED Talks. Os assentos na plateia não serão marcados (com exceção de locais reservados aos palestrantes, parceiros e membros da organização), exatamente para incentivar a interação entre os presentes.

SERVIÇO

O TEDxSuzano acontece no dia 11 de agosto, com início às 18 horas, no auditório da Faculdade Piaget, na avenida Mogi das Cruzes, 1001, no Parque Suzano. Os convites, que foram disponibilizados no site do evento, já estão esgotados. São esperadas 100 pessoas para assistir as palestras.

SOBRE O TEDx

  • x = evento organizado de forma independente

No espírito das ideias que merecem ser divulgadas, o TEDx é um programa de eventos locais e organizados de forma independente que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao do TED.

Em um evento TEDx, o vídeo TED Talks e os palestrantes ao vivo se combinam e geram a conexão que nos leva a espalhar ideias que merecem ser compartilhadas. Estes eventos locais, auto-organizados são de marca TEDx.

A Conferência TED fornece orientações gerais para o programa, mas os eventos locais são organizados de forma independente e sujeitos a determinadas regras e regulamentos.

SOBRE O TED

A TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a “ideias dignas de serem compartilhadas”. Começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia, 30 anos atrás, e cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas.

As duas conferências TED anualmente convidam os principais pensadores e realizadores mundiais a falar durante 18 minutos ou menos. Muitas dessas conversas são disponibilizadas, gratuitamente, no TED.com. Os oradores do TED incluíram Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman.

As iniciativas de mídia da TED incluem TED.com, onde os novos vídeos do TED são publicados diariamente; o Projeto de Tradução Aberta, que fornece legendas e transcrições interativas, bem como traduções de voluntários em todo o mundo; e a iniciativa educacional TED-Ed.

A conferência também estabeleceu o Prêmio TED anual, onde pessoas excepcionais com o desejo de mudar o mundo obtêm ajuda para traduzir seus desejos em ação; o projeto TEDx, que fornece licenças para milhares de indivíduos e grupos que realizam eventos locais independentes no estilo TED em todo o mundo; e o programa TED Fellows, que seleciona inovadores de todo o mundo para ampliar o impacto de seus projetos e atividades notáveis.

DOUGLAS PENA

Suzanense, empreendedor e economista formado pela Universidade São Judas, Douglas Pena, de 23 anos, além de ser o idealizador e organizador do TEDxSuzano, é criador da página Um Suzanense e participante do programa “Embaixador Politize!”, sobre educação política.