Suzano Skate Park: carteirinhas para frequentar a pista serão feitas a partir desta quarta
O local vai ficar aberto de quarta-feira a domingo, das 9 às 21 horas, até o final de fevereiro - período do horário de verão/Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Inaugurado no último sábado, o Suzano Skate Park, terá capacidade para receber até 50 skatistas ao mesmo tempo para treino. De acordo com informações da Prefeitura, a nova pista terá controle de acesso para mais segurança e melhor organização.

Para tanto, serão confeccionadas carteirinhas, que poderão ser solicitadas à Diretoria de Parque, Praças e Jardins, na própria pista, a partir desta quarta-feira, 19. Na ocasião, o interessado deverá apresentar documento original com foto e comprovante de endereço. Quem for menor de idade, deverá estar acompanhado de uma responsável.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), a solenidade de inauguração no sábado reuniu mais de 1,5 mil pessoas, além de autoridades e grandes nomes do esporte.

Considerada uma das maiores da América Latina, a pista é de alto padrão, com 2,6 mil metros quadrados de área construída, e conta com mais de 20 obstáculos verticais e horizontais, bem como uma área conhecida como “bowl”. O novo espaço está de acordo com os padrões usados em torneios realizados em todo o mundo e apto a sediar competições estaduais e nacionais.

O local vai ficar aberto de quarta-feira a domingo, das 9 às 21 horas, até o final de fevereiro – período do horário de verão. Depois, a pista funcionará entre 9 e 18 horas. Às segundas e terças-feiras, o espaço permanecerá fechado para manutenções semanais.

Durante o sábado, a pista foi palco de apresentações dos skatistas “Street” e “Bowl”. No período da tarde, houve também competições de “Best Trick” e o show do DJ KL-Jay, integrante do grupo de rap Racionais MC’s.

Por fim, o Pavilhão Zumbi dos Palmares recebeu workshops sobre Marketing e Arquitetura com o skatista profissional Roger Mancha e o diretor da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Ricardo Hatiw Lú.

Em seu discurso, o chefe do Executivo lembrou que os trabalhos para conclusão da pista foram iniciados em abril de 2016, mas foram acelerados pelo atual governo em março de 2017 e inaugurada neste sábado.

“Estamos entregando uma das maiores pistas de Skate da América Latina para os suzanenses. Nosso objetivo é oferecer mais um espaço de lazer para a população e proporcionar um local de treinos, pois acreditamos que futuramente um atleta poderá sair de Suzano direto para a Seleção Brasileira. Inclusive, hoje recebemos a ilustre visita do presidente da Federação Paulista de Skate, Márcio Baggio, que garantiu que vai nos ajudar a trazer campeonatos estaduais, nacionais e mundiais. Isso é fruto de reconhecimento desse nosso trabalho de reconstrução da cidade”, concluiu.

Além de Ashiuchi, também estiveram na inauguração a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi; o vice-prefeito Walmir Pinto; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; e os secretários municipais Leandro Bassini (Educação), André Maurício Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer), Murilo Inocêncio (Assistência e Desenvolvimento Social).

O presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria, e os vereadores da cidade Rogério Gomes do Nascimento, Marcos Antonio dos Santos, Lisandro Frederico e Joaquim Rosa, bem como os parlamentares de Ferraz de Vasconcelos, Renato Ramos de Souza e Cláudio Squizato, também marcaram presença.