O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) a cidade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, assinaram com o Governo do Estado de São Paulo um protocolo de intenção de três convênios para o oferecimento de qualificação profissional no município. Os acordos foram firmados na manhã do ultimo sábado, 16, durante solenidade realizada na Igreja Batista Peniel, localizado no número 781 da avenida Martins Fontes, no bairro de Catiapoã, em São Vicente-SP, litoral sul.

As parcerias celebradas hoje com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) garantem a implantação dos seguintes projetos em Suzano: Escola da Moda, Escola de Beleza, Escola da Construção Civil e Hortas Educativas.

Segundo o chefe do Poder Executivo suzanense, os convênios oferecidos pelo governo de Geraldo Alckmin são mais uma oportunidade direcionada ao suzanense que está em busca de qualificação profissional:

“Estas novas parcerias com a esfera estadual são ótimas. De forma direta, esses convênios beneficiam a população mais carente de nossa cidade que não tem acesso às oficina que em breve serão colocadas em prática. Esse tipo de oportunidade gera emprego, gera renda. E, além disso, estimula o aluno a criar seu próprio negócio”, detalhou Ashiuchi.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano e dirigente do Saspe, lembrou que os acordos assinados neste sábado permitirão que a cidade conte com vários programas, entre eles o que vai prevê a implantação de hortas educativas em cinco escolas da rede municipal de ensino:

“Também assinamos hoje o protocolo de intenção para conquistarmos (Prefeitura de Suzano) a Escola de Beleza, com direito ao curso de assistente de cabeleireiro. Outra grande vitória foi o fato de o Estado se colocar à disposição para nos (governo) doar todo o insumo necessário para o wokshop de bordado e de pedraria, que será oferecido como oficina da Escola da Moda”, comemorou a primeira-dama.

Além destas qualificações, Suzano terá a oficina de Construção Civil. Larissa também reforça que os novos cursos serão implementados na estrutura do Saspe até o final deste ano:

“Esta parceria (Governo do Estado e Prefeitura de Suzano) é muito importante para a capacitação dos munícipes interessados em se tornarem empreendedores. Vale ainda ressaltar que há três meses o Poder Executivo (de Suzano) assinou um convênio para a implantação de um pólo regional da Padaria Artesanal. Essas aulas devem começar agora em novembro”, adiantou Larissa.

Cerimônia 

A solenidade celebrada neste sábado em São Vicente contou com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e de representantes de 67 cidades paulistas. Todos esses municípios assinaram convênios e protocolos de intenções com a esfera estadual, a fim de serem beneficiados com cursos profissionalizantes.

Desde 2011, mais de 171 mil pessoas foram qualificadas pelo Fundo Social Estadual, enquanto mais de 4,8 mil convênios foram firmados pelo Governo do Estado com prefeituras paulistas.