Prefeitura de Mogi das Cruzes

A indústria do Alto Tietê criou 400 postos de trabalho em março, segundo a pesquisa de Nível de Emprego divulgada nesta segunda-feira, 16, pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). No ano, a Região contabiliza um acréscimo de 3.050 postos de trabalho.

O avanço de 0,68% no nível de emprego no último mês deixou o Alto Tietê na 13ª posição no ranking estadual e acima da média registrada no Estado, que foi de 0,48%. O resultado também é o melhor para o mês de março desde 2006, início da série histórica para a Região composta por oito municípios – Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

“O ritmo de contratações foi menor no último mês, mas continuamos com a recuperação do emprego e ao longo de 12 meses já tivemos um aumento de 4.650 vagas, o que é muito positivo”, avalia José Francisco Caseiro, diretor do CIESP Alto Tietê. “A maior preocupação é de que os recentes problemas políticos não gerem uma nova desestabilização da economia para que o crescimento possa continuar”, acrescenta.

No mês de março/2018, o nível de emprego na indústria do Alto Tietê foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos Têxteis (8,54%); Produtos Alimentícios (1,36%); Veículos Automotores e Autopeças (0,74%); e Máquinas e Equipamentos (1,05%).

Quando comparados os meses de março dos anos de 2017 e 2018, o cenário atual é melhor, pois em março de 2017 o resultado foi praticamente estável em 0,08%.