Prefeitura de Mogi das Cruzes

Estou muito contente com o convite do Jornal Oi Diário. A partir de hoje, estarei todas as semanas compartilhando com vocês artigos com temas voltados à solidariedade, à mulher, aos projetos sociais realizados em nossa cidade e sobre fatos importantes que estão sendo discutidos na mídia.E para começar, quero abordar um tema que envolve todas as mulheres: a sororidade.

Esse termo ainda é pouco usado na sociedade e muita gente desconhece seu significado. Sororidade é a irmandade entre mulheres, baseado na empatia e no companheirismo. Essa palavra está fortemente conectada à nossa luta contra o machismo e no fortalecimento do feminismo.

Essa empatia entre nós mulheres veio para desconstruir aquele pensamento de rivalidade, de que disputamos atenção de homens ou a briga pela famosa “coroa” de rainha do baile. Nós temos que nos apoiar e nos fortalecer para que a cada dia possamos ter mais espaço na sociedade.

Nossa luta é diária e por conta dessa união que tivemos algumas conquistas, como o direito ao voto e mais espaço no mercado de trabalho. Mesmo assim ainda é muito pouco! Para vocês terem ideia, a maioria dos cargos altos em empresas é preenchida por homens.

Outro fator de indignação é que as mulheres brasileiras recebem em média 70% do salário que os homens ganham para executar as mesmas tarefas, nos mesmos postos de trabalho.

Então mulherada, vamos exercer mais a sororidade com práticas simples no dia a dia. Vamos elogiar nossas amigas que estão dando um show de talento no trabalho; dar apoio as mulheres que estão precisando desabafar; vamos sorrir para nossas colegas; abraças todas as nossas irmãs, que assim como você são mulheres.

Por isso, a sororidade é extremamente importante. Ela nos ajuda a apoiar outras mulheres a se livrarem de situações machistas e fortalecer nossa luta na busca de igualdade de gênero. Juntas, somos muito mais fortes!