Celebração e significado do Dia de Finados

0
112
Dia de Finados é o momento para celebrar a memória dos entes
Dia de Finados é o momento para celebrar a memória dos entes

A palavra ‘finado’ é um adjetivo que se refere algo ou alguém que chegou ao fim, ou seja, que está morto. Por isso o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos

As tradições variam muito de acordo com o país ou religião, outras religiões simplesmente não comemoram. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados desfiles. No Brasil, fiéis evitam até mesmo utilizar qualquer tipo de eletroeletrônicos, em respeito as almas. Já os evangélicos, não celebram essa data.

O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia deveria ser celebrado no dia 2 de novembro.

Uma data que remete lembranças e saudades da perda de alguém especial, mas que também traz outro tipo de sentimento, que é a esperança da ressurreição. No olhar católico, o d Dia de finados é o dia do terceiro nascimento. O primeiro é quando nossa mãe nos dá à luz, segundo é o dia do batismo e o terceiro é o dia que triunfamos no céu, esse triunfo é a morte.

Celebração nos cemitérios

Na idade média, o dia dos finados era conhecido como “O dia de todas as almas”. Hoje, a celebração é um momento em que muitas pessoas homenageiam aos entes queridos, acendendo velas, enfeitando o tumulo com coroas de flores e rezando pelas almas.

A data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos. Nesse dia, são realizadas também missas em templos religiosos e também nos cemitérios, pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. Mas o que marca mesmo é saber que lembrança de quem partiu nunca será esquecida e sempre regada de emoção.

Não importa a crença, o Dia dos Finados sempre será uma data marcante de reverência e veneração aos que se foram.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO