Setembro Amarelo
Devemos conversar, orientar, procurar ajuda, falar sobre o problema e escutar. Nunca julgue!/ Foto: Divulgação

O mês de setembro é marcado pela cor amarela, que representa a Valorização da Vida e que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio, que é acarretado pela depressão.

Essa conscientização tem o objetivo de alertar as pessoas de como identificar e evitar um suicídio por meio de diálogos e discussões que abordem o problema. Os dados são assustadores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos.

Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos. Outro fato importante para destacar é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Infelizmente a depressão e o suicídio ainda são considerados tabus. E o que podemos fazer? Devemos conversar, orientar, procurar ajuda, falar sobre o problema e escutar. Nunca julgue!

A depressão é uma doença séria e que precisa ser tratada, e é com a conversa que poderemos abrir caminhos para ajudar aqueles que precisam. Inclusive, nesta quinta-feira, 27, até às 11h30, no anfiteatro da Faculdade Piaget, a Secretaria de Saúde de Suzano promoverá um evento sobre prevenção ao suicídio intitulado “Falar é a Melhor Solução”, que é uma iniciativa voltada aos profissionais que atuam diretamente com o público, em especial com os jovens.

Então, converse com seus filhos, sobrinhos, com os adolescentes e jovens, e tente ajudar. Se você tem depressão, tente procurar ajuda. Converse com psicólogos e fique do nosso lado. Vocês são importantes em nossas vidas!