Seminário Internacional “Suzano do Amanhã”

1
325
Câmara aprovou por unanimidade o Plano Diretor de Suzano
Câmara aprovou por unanimidade o Plano Diretor de Suzano

 O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o vice-prefeito da cidade, Walmir Pinto; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o doutor em Arquitetura Elvis José Vieira; e a coordenadora do Grupo Técnico de Apoio (GTA) do Plano Diretor 2018-2027, a também doutora em Arquitetura Eliene Corrêa, recebem os veículos de Comunicação na manhã desta segunda-feira (11 de setembro), para compartilharem informações acerca do Seminário Internacional “Suzano do Amanhã”.

         A Coletiva de Imprensa será abrigada no Gabinete Principal do Paço Municipal “Firmino José da Costa” (rua Baruel, 501 – Vila Costa – 2º andar, sala 226), a partir das 11 horas, e também vai contar com a presença de dois profissionais que participarão do simpósio: os arquitetos Gustavo Adolfo Restrepo Lalinde, da Colômbia, e Daniel Gonzales, do México.

         Aos jornalistas, será detalhada, na oportunidade, a programação do seminário internacional, que acontece em Suzano nos dias 12 e 13 de setembro (terça e quarta-feira, respectivamente), entre 9 e 17 horas, na Câmara Municipal (rua dos Três Poderes, 65 – centro).

         A iniciativa tem como público-alvo arquitetos, engenheiros, urbanistas, gestores públicos, professores, universitários, pesquisadores e demais interessados em discutir os principais desafios das cidades latino-americanas na contemporaneidade e debater políticas públicas de desenvolvimento urbano e ambiental.

         O simpósio “Suzano do Amanhã” vai abarcar mesas de discussão e palestras com especialistas reconhecidos internacionalmente no ramo da Arquitetura e do Urbanismo, como o doutor em Arquitetura e Urbanismo Eduardo Nobre.

         Abaixo, segue a AGENDA COMPLETA do seminário internacional, bem como o currículo de cada um dos convidados do evento.

         Os colegas que puderem participar da Coletiva de Imprensa na segunda-feira serão bem-vindos. Estendo, ainda nesta ocasião, o convite para as atividades do simpósio, que serão desenvolvidas entre terça e quarta-feira.

 

12 de setembro (terça-feira)

9 horas – Abertura e mesa institucional;

10h30 – Mesa de debate com o tema “Urbanismo Contemporâneo na América Latina”;

12h30 – Intervalo;

14 horas – Mesa de debate sobre “Planos e projetos urbanos e instrumentos de financiamento da política urbana e da preservação ambiental”;

16 horas – Encerramento;

17 horas – Troca de experiências.

13 de setembro (quarta-feira)

9 horas – Mesa institucional;

9h30 – mesa de debate com o tema “Suzano do Amanhã – Perspectiva do Novo Plano Diretor”;

10h30 – Debate de encerramento;

12h30 – Encerramento.

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

Gustavo Restrepo – Colômbia

Gustavo Adolfo Restrepo Lalinde é arquiteto urbanista da Universidade Pontifícia Bolivariana Medellín Colômbia, com formação em Engenharia de Novos Materiais. Desenvolveu suas experiências em diversas áreas do Desenho, na investigação de materiais na Arquitetura e no Urbanismo Social, e na construção de obras públicas e privadas. É docente e palestrante universitário de diferentes instituições nacionais e internacionais.

O arquiteto participou de projetos de Planejamento Urbano Participativo em várias cidades latino americanas, como em Medellín, na Colômbia; São Luis Potosí, no México; e em Salvador, no Brasil; só para citar algumas.

Marcelo Bernardini – São Paulo-SP, Brasil

Marcelo de Mendonça Bernardini é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). É professor de Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Escola da Cidade, nos cursos de graduação e de especialização.

Bernardini é funcionário da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo. É membro da equipe do Departamento de Urbanismo (DEURB) e coordenador dos projetos da Vila Leopoldina / Jaguaré e do Pólo Tecnológico do Aguaré.

O arquiteto também é membro da Comissão Executiva da Operação Urbana Centro e dos Grupos de Análise das Operações Urbanas Água Branca, Faria Lima e Operação Interligada. O profissional é, ainda, consultor de projetos de Meio Ambiente e membro do Grupo de Redação do Manual de Implantação de Projetos de Operações Urbanas Consorciadas para o Ministério das Cidades.

Daniel González – México

Daniel González Romero é professor da Universidade de Guadalajara e do Centro Universitário de Arte, Arquitetura e Desenho. É membro do Conselho Geral Universitário da Universidade de Guadalajara e do Sistema Nacional de Cientistas (SNI), além de fundador e professor de doutorado em Cidade Território e Sustentabilidade; de mestrado em Processos e Expressão Gráfica no Planejamento Arquitetônico-Urbano; e de licenciatura em Urbanismo e Meio Ambiente.

Romero foi  diretor da Comissão de Planejamento Urbano de Guadalajara (COPLAUR) entre 2010 e 2013, e presidente do Conselho Acadêmico Ibero-americano para a Conservação de Patrimônio Edificado, entre 1991 e 2002.

Atualmente, o profissional é presidente da Sociedade Mexicana de Estudos da Cidade, Território e Sustentabilidade (SOMECITES), e membro da Sociedade Internacional de Planejamento Urbano e Regional (ISOCARP); do Comitê de Avaliação do Programa Alban (Comissão Europeia); do Centro de Cientistas de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial; e do Conselho Diretor do Centro de Instrumentação Transdisciplinário e de Serviços (CITRANS) da Universidade de Guadalajara.

Eduardo Nobre

Eduardo Nobre é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), além de mestre em Desenho Urbano pela Universidade de Oxford Brookes, da Inglaterra.

Atualmente, o profissional atua como palestrante e professor de graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP e da Universidade Anhembi Morumbi. Nobre também leciona no curso de pós-graduação da USP, orientando alunos de mestrado e de doutorado na área de Concentração de Planejamento Urbano e Regional.

Líder do Grupo de Estudos sobre a Produção do Espaço Contemporâneo (Gepec) e pesquisador associado ao Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos, ambos do Departamento de Projeto da USP, o especialista atualmente desenvolve a pesquisa “Política e Planejamento Urbano na Cidade de São Paulo”.

Siga: Oi Suzano

COMPARTILHAR