Guararema é o único município da Região Metropolitana do Estado de São Paulo e do Vale do Paraíba a ser certificado com o Selo VerdeAzul neste ano.

Há quatro anos o município vem se mantendo no ranking dos municípios com os melhores índices de eficiência da gestão ambiental e garantindo a certificação. O município também foi contemplado com o troféu “Governador Franco Montoro”, por conquistar o 1º lugar na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

 

Posição no ranking de Guararema

Dos 575 municípios que participaram das pré-certificações ao longo do ano, somente 48 foram certificados e Guararema ficou com a posição 37, totalizando 81,70 pontos, avançando 11 posições com relação aos resultados de 2016.

O prêmio foi entregue ao prefeito Adriano Leite (PR), acompanhado pelo deputado estadual, André do Prado (PR) e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual.

Desde 2014 Guararema segue investindo em ações para o avanço da política ambiental como:

  • Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
  • Plano Municipal de Saneamento Básico, entre outros projetos e ações

Coleta Seletiva

Neste ano, as ações foram fortalecidas com o início do projeto piloto de Coleta Seletiva, a instalação de diversos itens de sustentabilidade na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora de Camargo”, que se tornou prédio público modelo de sustentabilidade do programa município VerdeAzul; ampliação dos bicicletários na cidade, que contribuem para a mobilidade urbana e melhoria da qualidade do ar; plantio de mais de 70 mudas de árvore em atendimento a diretivas de implantação de espaço árvore em frente aos próprios públicos e implantação do Piloto de floresta urbana, as ações de educação ambiental, entre outras.

O prefeito Adriano Leite falou da conquista e da preocupação especial do município com o desenvolvimento sustentável. “A certificação é um incentivo na implementação das políticas ambientais e reconhecimento do trabalho empreendido. Temos avançado a cada ano com ações efetivas de conscientização da população. A preservação do nosso meio ambiente é o caminho para o constante desenvolvimento sustentável de Guararema”, pontuou.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTICIAS SOBRE GUARAREMA