Secretário de Meio Ambiente de Suzano-SP recebe homenagem da Câmara de Vereadores
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Carlos Toshiharo Watanabe.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Carlos Toshiharo Watanabe, será homenageado na noite desta sexta-feira, 29, durante sessão solene que será realizada no Palácio Legislativo “Deputado José de Souza Candido” na Câmara de Vereadores (rua dos Três Poderes, 65 – centro). O médico será condecorado com a Medalha “Antônio Marques Figueira” – maior honraria outorgada pelo Poder Legislativo suzanense –, em razão dos relevantes serviços prestados à cidade. A autoria do projeto é do vereador Rogério Gomes do Nascimento. A sessão solene está marcada para ter início às 19h30.

Para Watanabe, que desde janeiro de 2017 compõe o primeiro escalão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, o recebimento da honraria é um “reconhecimento extremamente importante” em sua vida pessoal e profissional:

“Acredito que homenagens como esta têm de ser feitas com a pessoa em vida. Inclusive, esta sessão solene será uma oportunidade única para eu expressar todo o meu agradecimento à população de Suzano. Fico emocionado ao ser lembrado e reconhecido desta forma. Agradeço à Casa de Leis imensamente por esta condecoração e, inclusive, ao vereador Rogério (Gomes do Nascimento) pela autoria do projeto”, detalhou o médico.

Maior honraria outorgada no município, a Medalha “Antônio Marques Figueira” é concedida a pessoas nascidas ou não em Suzano que se tornaram merecedoras de reconhecimento em razão dos relevantes serviços prestados à cidade em qualquer ramo de atividade.

 

Histórico

Watanabe nasceu na cidade de Onda Verde, na região de São José do Rio Preto-SP. É casado com Tamiko Yokota Watanabe há 48 anos. Tem três filhos, os médicos Maurício Watanabe e Ricardo Watanabe, bem como a advogada e procuradora do Estado de São Paulo Cíntia Watanabe, e seis netos.

Watanabe se formou em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) em 1969. Já no Hospital das Clínicas de São Paulo, fez residência em Cirurgia-Geral e especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia. Seu primeiro contato com Suzano foi em 1968, quando começou a trabalhar ainda como estudante na Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde atuou por quatro anos. Passou a morar no município em 1972.

Não demorou para, em parceria com amigos médicos, montar a clínica Campos Salles, que, após seis anos, se transformou no Hospital e Maternidade Campos Salles. A unidade funcionou em Suzano com este nome até 2003. Watanabe ainda atuou como médico em algumas empresas do município e como médico-legista. Seu currículo é edificado, também, pelas várias ações sociais e de saúde que esteve à frente nas últimas décadas, bem como os mais de mil partos que fez na cidade.

Em 1987 fundou em Suzano o PL, partido do qual foi filiado até 2003. Em 2005, foi nomeado secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Neste mesmo ano, recebeu o Título de Cidadão Suzanense da Câmara Municipal. Na Diretoria-Executiva da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, foi secretário, e do Rotary Club de Suzano faz parte desde 1974.

Atualmente, Watanabe é titular da pasta de Meio Ambiente do Poder Executivo e médico voluntário da Casa de São Vicente de Paulo (asilo) e da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), no bairro Miguel Badra.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK