Saspe de Suzano abre 60 vagas para minicurso

0
81

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) de Suzano está com inscrições abertas para o minicurso “Noções Básicas para Familiares e Cuidadores de Idosos”. Ao todo, estão sendo oferecidas 60 vagas. A capacitação será ministrada na sede do órgão social (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro), durante três dias – 27, 28 e 29 de setembro (de quarta a sexta-feira) – entre 13h30 e 16h30. As aulas, que serão oferecidas de graça pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi, vão abarcar práticas de cuidados necessários com quem já tem mais de 65 anos e/ou que tenha algum tipo de limitação.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, no ato do cadastro, os interessados devem apresentar documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de endereço. As inscrições ficarão disponíveis até o preenchimento total das 60 vagas – o processo será feito por ordem de chegada.

“O minicurso é voltado aos familiares e aos cuidadores de pessoas com mais de 65 anos. Nossa capacitação pretende formar cidadãos para atuarem na crescente demanda de auxílio ao público da melhor idade. Inclusive, durante a oficina,  serão compartilhados ensinamentos sobre os cuidados necessários no dia a dia, levando em conta a alimentação, a higiene, as interações sociais, entre outras questões não menos importantes”, detalha Larissa.

Durante o ciclo de seis aulas, que vão resultar numa carga horária de nove horas, as professoras Janete Gomes Figueira, Rosemeire Cardoso e Sheila das Graças Paiva Melo vão explicar pontos técnicos e teóricos acerca do cotidiano de um idoso dentro de casa.

Ministrado na sede do Saspe, de 27 a 29 de setembro, das 13h30 às 16h30, o curso têm a premissa de preparar filhos, demais parentes e cuidadores para um atendimento humanizado e compreensivo, evitando que pessoas da melhor idade passem por situações insalubres ou por maus tratos, motivados, geralmente, pela falta de informação ou incapacidade de quem é o tutor.

De acordo com a dirigente do Saspe, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o número de pessoas com mais de 80 anos poderá passar a marca de 19 milhões em 2060, superando os números atuais – cerca de 3,4 milhões:

“Hoje, se vive mais que antigamente. Acredito, desta forma, que o minicurso ‘Noções Básicas para Familiares e Cuidadores de Idosos’ é muito importante, para que possamos devolver, por meio de capacitação e informação, além de cuidado, uma fração de tudo o que recebemos daqueles que vieram antes de nós”, observa a primeira-dama de Suzano.

Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas no próprio Saspe, que funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, ou pelo telefone (11) 4743-1600.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO