Guararema é destaque no II Encontro Nacional do Programa Conecta Biblioteca
Entre os resultados alcançados, está à desenvoltura de habilidades de liderança, comunicação, trabalho colaborativo, criatividade, resolução de problemas e inclusão social entre os jovens / Foto: Divulgação

Guararema foi representada no II Encontro Nacional do Programa Conecta Biblioteca no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 18 de maio. O Programa Conecta Biblioteca é realizado pela ONG Recode em parceria com a Caravan Studios e apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, e tem como objetivo estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

A assessora de atividades socioculturais da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer e coordenadora do Programa, Vanessa Martins, foi nomeada a uma das Embaixadoras do Programa Nacional Conecta Biblioteca e convidada a participar do Encontro para apresentar o Projeto “Plugados Guararema”, considerado exemplo e inserido no Guia do Participante do Programa Conecta Biblioteca. O Plugados Guararema acontece desde agosto de 2017 e já recebeu cerca de 130 jovens.

Entre os resultados alcançados, está à desenvoltura de habilidades de liderança, comunicação, trabalho colaborativo, criatividade, resolução de problemas e inclusão social entre os jovens. O Guia foi editado pela ONG Recode e busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraia especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Durante o encontro foi lançado o Movimento Recode, com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais.

Participaram do evento: Rodrigo Baggio – Presidente da ONG Recode; Guilherme Relvas – Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB); Renata Costa – Diretora Executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura; 22 Coordenadoras Estaduais do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; Andreza Winckeler – Ministério do Desenvolvimento Social; Adauto Cândido – Unesco; Richard Abisla e Marnie Webb – Caravan Studios e Darren Hoerner – Fundação Bill & Melinda Gates.

A participação no Conecta Bibliotecas e Plugados Guararema é para acima de 14 anos e os encontros acontecem às terças-feiras, a partir das 15h, na Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo”.