Rede Inteligente da EDP deve beneficiar até 1,7 mil famílias na Zona Norte de Suzano
A implantação da tecnologia tem previsão de término em dezembro, e após a conclusão, as residências estarão conectadas automaticamente ao novo modelo/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Suzano Refis

As famílias que moram no bairro Gardênia Azul, em Suzano, terão acesso a um serviço de fornecimento de energia mais seguro, ágil e eficiente com a implantação da Rede Inteligente da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê. O projeto, que beneficiará cerca de 1.700 moradias, será lançado oficialmente para a comunidade, neste sábado, 10.

A implantação da tecnologia tem previsão de término em dezembro, e após a conclusão, as residências estarão conectadas automaticamente ao novo modelo. As obras do projeto incluem a instalação de poste padrão para as residências ainda não conectadas ao sistema da EDP, rede de distribuição em média tensão, posteamento, entre outras medidas técnicas para a melhoria completa dos serviços.

Com a implantação e automação da rede de distribuição local será possível o monitoramento remoto do sistema, trazendo benefícios: Identificação de forma remota e em tempo real de possível interrupção no abastecimento de energia.

O sistema será monitorado pelo Centro de Operação Integrado (COI) da Empresa, possibilitando mais agilidade e eficácia no atendimento; mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica à população local; leitura remota do consumo de energia, sem a necessidade de visita do leiturista; agilidade no atendimento de solicitações para religação e suspensão de energia, com retorno remoto e rápido.

Para o gestor executivo da EDP, Luciano Cavalcante, “a implantação da Rede Inteligente no bairro Gardênia Azul trará muitos benefícios à população local, permitindo excelência com relação a segurança e qualidade no serviço prestado pela Companhia”. A ação não terá nenhum custo à população.

Para reforçar a importância da utilização segura e eficiente da energia elétrica, após a conclusão das obras da Rede Inteligente, os moradores receberão visitas personalizadas dos Agentes da Boa Energia.

Os técnicos comparecerão às residências para orientações sobre uso consciente da eletricidade, negociação de possíveis débitos em aberto com a Concessionária, além de substituir lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, eficientes e sustentáveis.

Evento de lançamento para a comunidade será às 9 horas

A Distribuidora realizará no sábado, das 9h às 13 horas, um evento com atividades gratuitas e abertas para a comunidade, em comemoração ao projeto. Haverá palestras e ações lúdicas para as crianças com a temática do melhor uso da energia elétrica.

Os adultos terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a conta de luz, obter dicas de economia de energia e sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, que pode proporcionar desconto de 10% a 65% na fatura. As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora e são reguladas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).