Quem corre é mais feliz!
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A segunda parte do ano começa a nos dar saudações, e quem não conseguiu cumprir suas promessas do início do ano passam a considerar esse segundo semestre como uma segunda chance.

Emagrecer, abandonar o sedentarismo ou cuidar melhor da saúde, são alguns dos primeiros da lista de promessas que fazemos em novos ciclos, e uma coisa que todas elas têm em comum, é a corrida como responsável por resolvê-las.

A corrida vem sendo muito adotada por quem tem interesse em praticar algum esporte, sem que tenha tanta dificuldade, conseguindo seguir um ritmo individual. Correr além de ser algo que pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar, é um exercício simples e que possui grandes benefícios para a saúde.

Quando corremos trabalhamos diversas partes do corpo ao mesmo tempo, isso faz com que a perda de peso seja gigantesca comparada a outras atividades. Se corrermos 30 minutos com 80% da frequência cardíaca, é possível perder em média 600 calorias.

De imediato a corrida também ajuda a influenciar na regulação do apetite. Após a corrida muito dificilmente o atleta sentirá vontade de comer, isso se deve, pois, os neurotransmissores produzidos durante a corrida inibem que substâncias que enviam o sinal de fome ao cérebro consigam trabalhar, diminuindo assim a fome pós-treino.

Além de benefícios claros a saúde, como melhora na qualidade do sono, diminuição da pressão arterial, diminuição no risco de problemas cardiovasculares, resistência dos ossos e aceleração do metabolismo, a corrida tem grande poder terapêutico.

Quando se corre por mais de 30 minutos, o corpo passa a produzir neurotransmissores chamados de endorfina, essa substância é responsável pela sensação de euforia, prazer e relaxamento, ou seja, quem corre é mais feliz.

Para começar a praticar essa atividade é muito simples, basta ter um tênis adequado, traçar uma rota e muita disposição. Unidos esses elementos é só começar!