Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Copa do Mundo começou na Rússia nesta quinta-feira, 14, em uma cerimônia marcada sem polêmica no que diz respeito a protestos políticos. Ao contrário do que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff, há quatro anos na Arena Corinthians, o presidente russo, Vladimir Putin discursou tranquilamente e sem vaias na abertura do Mundial. Porém, uma cena roubou a atenção no evento: o gesto obsceno do cantor Robbie Willians.

Quando uma das câmeras de transmissão focou o cantor britânico após a sua apresentação no estádio Luzhniki, em Moscou, ele mostrou o dedo do meio – o que soou para muitos como um recado para Putin. Não demorou muito para a foto viralizar no mundo inteiro e especular-se que o cantor teria demonstrado todo o seu “amor” ao regime de traço autoritário de Vladimir Putin.

Em campo, os donos da casa abriram a Copa do Mundo com uma goleada sobre a Arábia Saudita. Desacreditada por resultados ruins em sua preparação para o torneio, a seleção russa surpreendeu e venceu por 5 a 0 o fraco time da saudita.

Começou a Copa do Mundo, amigos. Que a meu ver é uma maneira bem divertida e didática de se aprender história e geografia. Que venha agora a estreia da Seleção e uma boa vitória do Brasil diante dos suíços, no próximo domingo, em Rostov.