Projeto leva cinema e literatura à escola municipal de Palmeiras
O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou da primeira sessão com a turma do 5º ano B. Antes, ele conversou com as crianças sobre a sua preocupação com os perigos da linha férrea e comemorou a novidade na área da Educação/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Secretaria de Educação de Suzano e a empresa MRS Logística realizaram nessa quinta-feira, 9, a inauguração do projeto “Cinemateca – Escola & Vida 2”, na Escola Municipal Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim, distrito de Palmeiras.

A iniciativa conta com a produção do Grupo Komedi e tem por objetivo garantir integração social e democratização do acesso à cultura.

O projeto prevê estrutura de cinema e já começa com 20 DVDs de desenhos e gravações de peças teatrais socioeducativas, 30 livros, inclusive em braile e outros idiomas, e um sistema de som compacto.

O projeto é permanente e Suzano está entre as dez escolas contempladas em todo o Estado. Além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também estão inclusas no programa.

Além de ser voltada aos estudantes da unidade, que atualmente são 230, a ideia é que a Cinemateca esteja presente também na rotina de toda a comunidade.

“Agora a escola vai desenvolver um projeto para que não só as crianças aproveitem o projeto, mas também a família delas. A estrutura servirá como auxílio pedagógico e de integração entre aluno, comunidade e cultura”, disse o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini.

A especialista de Relações Institucionais e analista de Responsabilidade Social da MRS, Adriana Pereira de Carvalho, destacou a importância do projeto para as cidades nas quais a ferrovia está presente. Antes de as crianças assistirem aos desenhos, um filme educativo é disponibilizado com diversas orientações de segurança na ferrovia.

“A escola Liuba Pizzolitto está próxima da linha férrea, então as crianças geralmente passam por ela para frequentarem as aulas. A escolha foi feita utilizando este critério. Quando a gente tem essa aproximação com a população, com essa troca realizada por meio das campanhas, intensificamos a prevenção de acidentes e obtemos melhores resultados”, explica.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou da primeira sessão com a turma do 5º ano B. Antes, ele conversou com as crianças sobre a sua preocupação com os perigos da linha férrea e comemorou a novidade na área da Educação.

“Suzano é uma das dez cidades paulistas que foram contempladas com esse projeto que irá proporcionar inúmeras atividades para o corpo docente e garantir entretenimento para a comunidade. Um ganho para todos”, completou.

Estiveram presentes ainda na cerimônia de lançamento do programa Peterson Ricardo, produtor cultural do Grupo Komedi, Zaqueu Osório, diretor da Escola Municipal Liuba Pizzolitto, e João Cesárea de Souza Neto, presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Caulim e Adjacências.