Nesta sexta-feira, 24, às 16h30, será lançado o projeto Novos Olhares, uma ação da Secretaria de Cultura, em parceria com o projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O objetivo é a inclusão e a oferta de oportunidades às pessoas com deficiência visual na cidade.

O projeto surgiu da jornalista e locutora Carla Domene, que trabalha com um grupo de deficientes visuais. Ela identificou em alguns uma grande sensibilidade auditiva e a vontade de se manifestar por meio da música.

 

Local das aulas

 

As aulas acontecem uma vez por semana no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), conduzidas pela violinista Bruna Larissa.

Bruna foi uma das alunas que ingressou no projeto logo quando ele teve início, há 15 anos. Seguiu profissionalmente a área musical, atua como monitora e auxiliar na parte administrativa do projeto Orquestra Sinfônica.

A experiência de trabalhar com deficientes visuais, contudo, é algo novo, tanto para os alunos, quanto para a monitora. O pouco tempo não esconde, contudo, a realização de todos os envolvidos, bem como a habilidade dos alunos com o instrumento.

 

Câmara musical de deficientes visuais

 

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, conta que a perspectiva é fazer o grupo crescer. Pensa ainda no futuro ter na cidade um grupo de câmara composto por instrumentistas deficientes visuais. O grupo se preparar para uma apresentação no dia 14 de dezembro, durante a realização de mais uma Cantata de Natal.

Ainda estamos no primeiro momento, em que o grupo inicia as aulas, mas a ideia é buscar novas pessoas que tenham interesse de integrar o projeto.”, pontua o secretário.

Os alunos que compõem o grupo atualmente são Dirce Machado, Iolanda dos Santos, José dos Santos, Marcio Magalhães e Robson Sousa.

 


 

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTICIAS DE MOGI DAS CRUZES