Projeto “Adote sua Árvore” distribuirá mudas para a população
As mudas a serem repassadas para a população são provenientes de ações da Lei de Compensação Ambiental 9.985/2000 aplicada no município / Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Arujá. lançou nessa quarta-feira, 6, o projeto ambiental “Adote sua Árvore”. Trata-se da adoção de mudas de diversos tipos e portes por munícipes de Arujá, para que sejam plantadas em locais de próprio convívio, como quintais, calçadas, jardins, entre outros.

As mudas a serem repassadas para a população são provenientes de ações da Lei de Compensação Ambiental 9.985/2000 aplicada no município. Com objetivo de incentivar a consciência e reponsabilidade ambiental da população para com a natureza, o projeto visa atingir grande número de adeptos.

“A intenção, além de incentivar o reflorestamento urbano, é também criar no arujaense adotante um senso de comprometimento com aquela árvore, já que a responsabilidade dos cuidados será do próprio morador. Sabemos da grande importância dos cuidados com a fauna e a flora em nosso ambiente e este projeto é mais uma ferramenta para somar com as iniciativas de preservação”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes por meio da assessoria de imprensa do governo.

O lançamento foi feito durante evento na sede da Secretaria, com a presença do prefeito José Luiz Monteiro, os vereadores Abel Franco Larini, Ana Poli e Sebastião Vieira de Lira, entre outras autoridades.

Como adotar

Os interessados em adquirir uma muda devem comparecer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente munidos de RG, CPF e comprovante de residência de Arujá no próprio nome, e assinar um termo de responsabilidade de cuidado e manutenção da árvore.

Em seguida será agendada uma visita de um representante da Secretaria à área do possível plantio, para avaliação das condições de espaço e da terra e definição do tipo de árvore apropriada para o local. Serão distribuídas até duas mudas por CPF. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fica localizada na avenida Benedito Manoel dos Santos, nº 369, Jardim Fazenda Rincão. Telefone: 4653-1845.