‘Programa Sementinha’ de prevenção às drogas é realizado nas escolas em Itaquá
A ação é realizada por Guardas Civis Municipais (GCMs) que integram o núcleo da Guard/ Foto: Antonio Marcio
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Com objetivo de realizar um trabalho de prevenção às drogas, a prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o Programa Sementinha do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), nas escolas municipais.

A ação é realizada por Guardas Civis Municipais (GCMs) que integram o núcleo da Guard. Com auxílio de uma cartilha, os GCMs ministram um curso com carga horária de 1 hora/aula por semana aos alunos, com foco em ajudar a se defender dos males que as drogas podem causar. Vídeos explicativos também são apresentados aos estudantes.

Aproximadamente 600 alunos dos 5º anos do Sistema Municipal de Ensino, estão sendo atendidos pelo programa Sementinha neste segundo semestre, sendo as seguintes escolas: EMEB. Dr. Aristides Jacob Álvares, EMEB. Ítalo Adami, EMEB. Pref. Gentil de Moraes Passos, EMEB. Ver. Antônio Rodrigues Gallego e EMEB. Virgílio Marinho.

Na manhã dessa sexta-feira, 21, o programa estava sendo ministrado na Escola Municipal Virgílio Marinho, no bairro Jardim Maragogipe, pelos GCMs Taciane Maria da Silva e Benjamim da Silva. De acordo com os guardas, a interação em sala de aula é positiva, uma vez que as crianças são participativas.

Além de focar na resistência às drogas, também é falado sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, como lidar com problemas, valorização da autoestima, entre outros, sendo que todos estes assuntos são informados na Cartilha, que contém ainda atividades.

O programa Sementinha foi criado no ano de 2013 e, desde então, vem sendo desenvolvido nas escolas municipais. A coordenação atual do Sementinha é do GCM Fábio Manoel.