“Blitz Rosa” chama atenção para prevenção ao câncer de mama

0
64
"Blitz Rosa" chama atenção de motoristas e pedestres para prevenção ao câncer de mama

Se o assunto é prevenção ao câncer de mama, a parada é obrigatória, pelo menos foi isso que aconteceu nesta terça-feira (10) durante a “Blitz Rosa”. A ação promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, parou o trânsito nas proximidades da Praça Padre João Álvares (Rua Capitão José Leite) para conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a ação que marca as ações do “Outubro Rosa”, cerca de 4.000 pessoas receberam os adesivos da campanha. Além disso, aproximadamente 1.000 laços cor de rosa e panfletos informativos foram distribuídos. A mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima (dona Jô), lembra que saúde da mulher e  prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante.

“Nosso objetivo é orientar o maior número de mulheres sobre os meios de se prevenir contra a doença”, comentou dona Jô.

O calendário de ações do “Outubro Rosa” segue até o final deste mês. Entre as ações estão atividades voltadas para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

No dia 21 de outubro (sábado), uma grande mobilização social será realizada na Praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9h às 13h. Com o tema “Câncer de Mama – A gente precisa tocar nesse assunto”, a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida por uma ação social com a oferta de serviços de Saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre DST/AIDS, informações e dicas importantes sobre os cuidados com a saúde bucal, avaliação de índice de massa corporal, entre outros), Beleza e Estética (esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo), Culturais (apresentações musicais), Lazer (atividades recreativas para crianças como pebolin e cama elástica). Além disso, haverá uma feira de adoções de animais (cães e gatos), com os bichinhos que foram abandonados e estão abrigados no canil da Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima como médico afirma que é importante incentivar a prevenção ao câncer de mama como forma de combater essa doença que atinge milhares de mulheres.

“Estamos reestruturando todo o nosso sistema de Saúde para que tenhamos condições de atender as mulheres e toda a família de Itaquaquecetuba de forma cada vez mais humanizada e com mais qualidade. Nosso objetivo é fazer a prevenção dessa e de outras doenças”, declarou Mamoru.

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolveu para este mês uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO