O vereador e presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria (PR), encaminhou a seguinte nota à redação do Jornal Oi.

“Em relação ao quadro ‘Opinião 60 Segundos’, em que o senhor lamenta e questiona ‘a irrelevância da Câmara de Suzano’, solicito direito de resposta como presidente desta Casa de Leis e, portanto, representante dos vereadores de Suzano. Em primeiro lugar, comparar o trabalho realizado por câmaras de vereadores distintas não faz sentido. Cada município tem a sua realidade, e é com base nas demandas locais da população que os vereadores atuam. Os parlamentares podem se basear em projetos bem sucedidos de outras cidades, desde que façam sentido àquela localidade. Asseguro que a Câmara de Suzano não produz apenas moções, medalhas e homenagens. O trabalho desenvolvido por nossos vereadores vai muito além e inclui, ainda, a fiscalização ao Poder Executivo e o atendimento à população. Afirmo também que projetos de lei de grande importância para o município foram votados e aprovados somente em 2018, ano em que estou à frente do Legislativo suzanense. Cito como exemplo as leis municipais que instituem o Plano Municipal para a Humanização do Parto; a que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Suzano a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA); a que institui o ‘Projeto Vizinhança Solidária’; a que obriga empresas concessionárias de recuperarem os danos causados nas vias públicas municipais; e a que obriga a instalação de hidrantes públicos de incêndio para a implantação de novos empreendimentos com potencial de risco a sinistros. Há ainda uma infinidade de requerimentos e indicações aprovadas pela Casa de Leis para que o Executivo realize ações de zeladoria e implante melhorias para a população. Além disso, a Câmara também realiza periodicamente audiências públicas de diversos temas, para dar amplo conhecimento e possibilitar a participação popular. Uma coisa é opinar sobre o trabalho dos vereadores suzanenses. Outra, bem diferente, é difamar. Desta forma, solicito que estas informações sejam levadas ao público do Oi Diário nas redes sociais, como forma de garantir o direito de resposta aos vereadores de Suzano pelo infeliz comentário”.

Nota da redação

O Jornal Oi publicou acima a íntegra da nota enviada pela direção da Câmara e ilustra a manifestação do Legislativo com a imagem do presidente Leandro.