Presidente da Câmara explica porque devolveu 15 veículos para a Prefeitura e cortou gastos do Legislativo
A entrega das chaves dos carros e do cheque foi feita pelo presidente da Casa de Leis, Leandrinho, e contou com a participação dos secretários Itamar Corrêa e Cintia Renata Lira/ Foto: Gláucia Paulino/ Oi Diário
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A presidência da Câmara de Suzano entregou nessa terça-feira, 13, ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) a frota de 15 veículos oficiais que não serão mais utilizados pelos vereadores da cidade e também o recurso de R$ 1,1 milhão, referente ao saldo do duodécimo orçamentário economizado.

A entrega das chaves dos carros e do cheque com o valor foi feita pelo presidente, o vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho (PR) e contou com a participação dos secretários municipais de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, e de Administração, Cintia Renata Lira.

O prefeito agradeceu o parlamentar pela iniciativa e garantiu que tanto os automóveis, quanto a verba serão bem empregados pela Prefeitura de Suzano em prol dos cidadãos, possivelmente ainda neste ano. “Isso vem ao encontro da nossa política de redução de gastos e de transparência. No início do governo, por exemplo, cortamos todos os carros oficiais do prefeito e dos secretários. Também mostra a parceria e a sintonia entre o Executivo e o Legislativo. Quem ganha é a população”, disse Ashiuchi.

Quanto aos veículos, ele comentou que será necessário fazer a avaliação de cada um deles e providenciar a nova identidade visual. Depois, a administração municipal vai verificar quais setores precisam de maneira mais urgente. “Com isso, aumentamos a produtividade e melhoramos os serviços prestados”, explicou o prefeito.

TCE recomendou à Câmara que os gastos fossem reduzidos

O presidente da Câmara explicou que a medida oficializada nessa terça-feira começou a ser tomada em março deste ano e tinha como base uma série de apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) desde 2011, incluindo a utilização dos veículos oficiais pelos gabinetes dos vereadores. Segundo ele, a economia pode chegar a R$ 247 mil por ano.

Além dos 15 automóveis, outro será entregue posteriormente porque está passando por reparos mecânicos. Já quanto à devolução do duodécimo economizado, o parlamentar explicou que decidiu fazê-la antes do previsto para que o dinheiro já estivesse à disposição da administração municipal.

“Será muito proveitoso para a Prefeitura de Suzano, que, certamente, fará bom uso dessa verba”, afirmou Faria. Ashiuchi garantiu que já sabe o que irá fazer com o dinheiro economizado pela Câmara. “Vamos direcionar para obras de infraestrutura em andamento na cidade atualmente e também para Saúde e Educação. Queremos zelar pela utilização adequada do dinheiro público, pela qualidade dos serviços e pelo bem-estar da população”, apontou o prefeito.