Presidência da Câmara cobra torres de telefonia móvel em Cocuera, Aroeiras, Barroso e Pindorama
De acordo com presidente da Casa, a população das localidades mais distantes do município convive com o sinal demasiadamente fraco ou inexistente / Foto: Glaucia Paulino
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Na sessão ordinária de terça, 12, a Câmara de Mogi aprovou a Moção 27/2018, de autoria do presidente da Casa, vereador Pedro Komura (PSDB), que apela às empresas de telefonia móvel para a instalação de torres de telefonia nos bairros rurais do Cocuera, Aroeiras, Barroso e Pindorama.

De acordo com Komura, a população das localidades mais distantes do município convive com o sinal demasiadamente fraco ou inexistente, o que deixa milhares de pessoas sem qualquer tipo de contato com os benefícios tecnológicos proporcionados pela telefonia móvel. A medida, segundo Komura, também auxiliará os moradores da Zonal Rural na questão da segurança.

Legislativo quer ressarcimento dos planos de Saúde por atendimentos no serviço público

Na manhã dessa quarta-feira, 13, a Câmara recebeu o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, para uma reunião que tratou sobre a viabilidade do município ser ressarcido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e operadoras de planos de saúde pelo atendimento, na rede pública, a cidadãos que possuem convênio médico.

Atualmente o ressarcimento desses atendimentos é feito pelas operadoras ao Fundo Nacional de Saúde e repassado aos municípios de acordo com os critérios adotados pelo Governo Federal. De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, nos últimos 15 anos foi repassado ao Fundo Nacional de Saúde pouco mais R$ 13,7 milhões, referente a cerca de 11 mil atendimentos a mogianos. Cusatis ainda informou que o município gasta cerca de R$ 1 milhão por ano com pessoas que têm plano de saúde. Em busca de referências para formular os Projetos de Lei, a Câmara Municipal, por intermédio do vereador Mauro Araújo, está organizando uma audiência com a Secretaria de Saúde de São Bernardo.