Divulgação
Prefeitura de Suzano

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e cerca de 80 funcionários da Cummins do Brasil, todos integrantes do Projeto Formare, programa de qualificação de mão-de-obra da empresa, plantaram mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na rua Narain Singh, Jardim Aracília. A ação foi realizada no último dia 29 de março.

 

Algumas das espécies escolhidas para o plantio foram ipê (roxo, amarelo e rosa), jequitibás, quaresmeiras e pau viola. O local escolhido é um dos que apresentam maior variação térmica da cidade (até 7°C mais quente). Causada pelas chamadas ilhas de calor, essa mudança de temperatura acontece devido à substituição da vegetação por construções, ruas e calçadas pavimentadas com asfalto e trânsito intenso de veículos.

 

Guarulhos possui 29 ilhas de calor identificadas na região de Cumbica e Bonsucesso. Os pontos são localizados através de satélite termal, em parceria com a Universidade Guarulhos (UnG). Para amenizar o problema, a SEMA realiza o plantio de árvores nas regiões indicadas, através do Programa Ilhas Verdes, o PIV. Em 2017, a cidade ganhou 8.835 mudas nativas através do projeto.