Prefeitura de Guararema implanta pontos de entrega de materiais recicláveis
A coleta seletiva é um processo de extrema importância para toda a sociedade / Foto: Divulgação

A prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, iniciou a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis em dois locais na área central.

A ação faz parte do Projeto Piloto da Coleta Seletiva iniciado em dezembro de 2017 a partir de contrato com a Cooperativa Guararecicla, e que desde então vem atendendo gradativamente aos condomínios e prédios públicos municipais.

Atualmente 15 condomínios são atendidos, o que impacta na rotina de centenas famílias que passaram a ter os materiais recicláveis recolhidos separados dos resíduos orgânicos.

Os pontos foram instalados no Supermercado Monteiro, na rua Capitão Alberto Aguiar Weissohn e na Padaria Dom Victor, na rua Coronel Ramalho. Ambos os locais possuem grande concentração de público. Nos pontos a população que ainda não é contemplada com o Projeto Piloto da Coleta Seletiva pode descartar materiais recicláveis secos e limpos, como: papel, papelão, metal, vidro, isopor. Além disso, o óleo de cozinha usado também pode ser depositado em embalagem bem fechada para evitar vazamentos.

A coleta seletiva é um processo de extrema importância para toda a sociedade, auxilia no desenvolvimento sustentável da cidade e na preservação do meio ambiente.